28 Novembro 2023 - 07:00

Secult de Alagoas realiza a 5ª Conferência Estadual de Cultura em dezembro

Secult
As inscrições para participar do evento vão até o dia 01 de dezembro

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) realiza, nos dias 04 e 05 de dezembro, a 5ª Conferência Estadual de Cultura, no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá. O evento reunirá os delegados eleitos, agentes de cultura e a sociedade para dialogar sobre o plano de políticas públicas no estado e no Brasil. O tema deste ano é “Democracia e Direito à Cultura” estabelecido pelo Ministério da Cultura (MinC) para a Conferência Nacional de Cultura.

Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, esta etapa da conferência é um grande momento para a cultura do estado. “Esta é uma oportunidade de ampliar o debate com a sociedade sobre cultura e apresentar a construção das políticas públicas para o cenário cultural alagoano. É de extrema importância que todos os fazedores de cultura participem deste momento ímpar”, ressaltou.

Os seis eixos propostos pelo MinC para nortear a 5ª conferência alagoana são: Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 - Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

A Superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural, Perolina Lyra, reforçou que a construção das políticas públicas caracteriza a democratização do acesso à cultura no estado. “A conferência é um momento de pluralismo onde os principais pontos voltados para a cultura estão em pauta. É um compartilhamento de ideias que vão valorizar e fomentar a diversidade cultural em Alagoas”, disse.

Para participar da conferência é necessário fazer a inscrição preenchendo o formulário que está disponível neste link até o dia 01 de dezembro.

por Secult

Comentários comentar agora ❯