25 Novembro 2023 - 05:00

Afroturismo em Alagoas é destaque em revista de bordo de companhia aérea africana

Setur
Revista Sawubona, publicação de bordo da South African Airways.

O afroturismo em Alagoas foi destaque na Revista Sawubona, publicação de bordo da South African Airways. A companhia aérea, que opera há 94 anos conectando o país sul-africano com vários destinos internacionais, ressaltou a Serra da Barriga, em União dos Palmares, como um destino importante na história preta do Brasil.

Na reportagem de cinco páginas da edição bimestral da publicação, além de Alagoas, foram destacados também os estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo como destinos do afroturismo no país. A companhia South African Airways integra a aliança de companhias aéreas global Star Alliance. Com conexão entre 26 companhias aéreas de todo o mundo, o grupo opera com mais de 4 mil aeronaves em 1.330 aeroportos de 192 países.

Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, fortalecer o afroturismo em Alagoas é mais do que a consolidação de mais um roteiro turístico no estado, é quebrar de vez o ciclo de desinformação sobre a representatividade preta no Brasil. “Todos os anos, no mês da consciência negra, o local recebe um fluxo enorme de turistas na região e temos trabalhado para que esse roteiro exista durante o ano todo. É importante que a região seja visitada não apenas pelos afrodescendentes, mas por todos os brasileiros, para que conheçamos nossa história, entendamos todos os contextos de desigualdades que infelizmente se arrastam até os dias de hoje”, destacou Braga.

No caso da cidade alagoana, a publicação destacou a importância histórica da região do Quilombo e de Zumbi dos Palmares, notável guerreiro na luta anti-escravocrata no século XVII. Em meados de 1600 e 1700, a região chegou a abrigar mais de 20 mil refugiados do sistema de exploração escravista de trabalho, abolido legalmente no Brasil desde 1888.

Atualmente, a Serra da Barriga é um bem tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e preserva as tradições afro indígenas, além de ser palco de diversas celebrações religiosas e culturais de matriz africana. 

Promoção do afroturismo em Alagoas

Na última segunda-feira (20), a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) promoveu a visita de cinco influenciadores nacionais à Serra da Barriga, em União dos Palmares. O grupo, que soma mais de três milhões de seguidores no Instagram, teve a oportunidade de conhecer a história e cultura negra do Quilombo dos Palmares, no Dia da Consciência Negra, repleto de manifestações da cultura negra na Serra da Barriga.

Os influenciadores Lucian Grillo (@oslugaresincriveisdobrasil), Família Vergílio (@afamiliavergilio), Patty Leone (@pattyleoneoficial) e Kevenin Souza (@vemcomkevin) acompanharam as apresentações artísticas no local, conhecendo a comunidade quilombola.

A ação foi realizada pela Setur em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), por meio do Programa Voar+, que busca incentivar o turismo doméstico.

por Setur

Comentários comentar agora ❯