06 Dezembro 2021 - 08:23

Oitavo Concertos Sinos apresenta obras de Roberto Macedo e Delgado de Carvalho

Walda Marques
Concertos Sinos

AFundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta o Concertos Sinos nº 8 da temporada 2021, nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro, às 18h. O evento faz parte do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), que integra o programa Arte de Toda Gente. No programa, obras dos brasileiros Roberto Macedo e Delgado de Carvalho serão interpretadas pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência de Silvio Viegas. O vídeo será lançado no site Sinos e no canal Arte de Toda a Gente no YouTube.

A série Concertos Sinos foi criada para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio das apresentações, presenciais ou virtuais, são também apresentadas músicas criadas e editadas para o Repertório Sinos — ação que disponibiliza, on-line, partituras de autores brasileiros, de diferentes épocas e das cinco regiões do país. As sessões contam com orquestras, solistas, maestros e compositores brasileiros que fazem breves comentários sobre seus trabalhos.

Obras de compositores de diferentes gerações vão estar presentes nesta nova etapa da série. Professor do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ, Roberto Macedo escreveu o Pequeno Divertimento para orquestra de cordas para integrar o Repertório Sinos, que oferece às orquestras jovens partituras com nivelamento de dificuldades técnicas. Na primeira e na terceira parte de sua composição, Macedo explora o elemento rítmico, reservando para a parte central a ênfase no tratamento melódico e polifônico.

Outro compositor que terá suas obras executadas neste concerto, Joaquim Delgado de Carvalho (1872-1922), também foi ligado à história da Escola de Música da UFRJ, no período em que a instituição se chamava Instituto Nacional de Música. Artista atualmente pouco executado, Delgado tem méritos suficientes para voltar ao repertório das orquestras brasileiras, como fica evidente em sua Suíte op.35, na qual aborda as danças antigas em linguagem romântica.

Sobre o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

O Sinos é sustentado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. O objetivo é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores, apoiando projetos sociais de música, e contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola e bandas de música em todo o Brasil. Inúmeras parcerias estão em desenvolvimento e, desde o seu lançamento, já foram veiculadas, de forma on-line, mais de 500 vídeo-oficinas, com mais de 200 horas de conteúdo pedagógico, além de concertos e publicações (partituras para orquestras jovens, bandas e a revista Sinos).

Serviço:

Oitavo concerto da segunda temporada da série Concertos Sinos, do Sistema Nacional de Orquestras Sociais

Dia e horário: 3 de dezembro, sexta-feira, às 18h

Como assistir: no site www.sinos.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube

Programa Arte de Toda Gente

A Escola de Música da UFRJ realiza a curadoria dos projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), Bossa Criativa e Um Novo Olhar (UNO).

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Governo Federal | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre editais e ações da Funarte www.gov.br/funarte

por Funarte

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.