02 Dezembro 2021 - 17:29

SECULT lança Programa Brasil Criativo no Congresso da Abrape em SP

Alisson Demetrio
O Congresso foi realizado no auditório Ibirapuera Oscar Freire

Osecretário Especial da Cultura, Mario Frias, lançou na terça-feira (30), às 11h30, no 6º Congresso Brasileiro de Promotores de Eventos, em São Paulo, o Programa de Crédito Brasil Criativo. O Congresso foi realizado no auditório Ibirapuera Oscar Freire, pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, e reuniu grandes nomes do Show business para discutir e debater diversos assuntos relacionados a toda a cadeia produtiva.

“O evento é muito importante e o setor sofreu muito durante a pandemia. E o evento não é apenas um evento cultural. É um evento econômico, turístico. O evento movimenta hotéis, restaurantes e toda a força da economia criativa de um município, de uma pequena cidade”, afirmou Mario Frias na abertura do Congresso.

O secretário destacou ainda que a economia criativa movimenta quase 4,5% da economia nacional. “Mais uma vez o Governo Federal ajuda as vítimas da criminosa política do cárcere privado em massa. Serão 408 milhões de reais em crédito para o setor de eventos não desaparecer. Sabemos que economia é vida, o local onde criamos os meios materiais para a nossa sobrevivência”, disse.

O Programa de Crédito Brasil Criativo disponibilizará R$ 408 milhões em linhas de crédito para o setor de eventos culturais. O Programa financia, com recursos do FNC (Fundo Nacional de Cultura) empreendimentos culturais de pessoas físicas ou jurídicas privadas com o objetivo de promover, difundir e fomentar a cultura no país. Os empréstimos são contratados pelos interessados junto a instituições financeiras credenciadas pela Secretaria Especial de Cultura.

A concessão de empréstimos reembolsáveis – com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), conhecido como Lei de Incentivo à Cultura, é um mecanismo de financiamento público disponível aos empreendedores criativos ou artísticos que desenvolvam atividades econômicas vinculadas ao setor cultural.

O setor de cultura e entretenimento abrange 60 mil empresas em todo o país, proporciona cerca de 2 milhões de empregos diretos e indiretos e mobiliza 4 milhões de trabalhadores informais. O setor representa ainda 4,32 do PIB brasileiro e recolhe, por ano, R$ 48 bilhões.

Além do secretário da Cultura, Mario Frias, participou também o secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciúncula. Ele lembrou que “o Setor de eventos é tratado como se fosse um setor de segunda categoria, preenchido de cidadãos de segunda categoria”. “Mas não é, e por isso estamos aqui fornecendo essa ajuda”, completou Porciúncula.  

por Ministério do Turismo

Comentários comentar agora ❯