28 Novembro 2023 - 08:00

Hemoal promove nesta terça coletas externas de sangue em Arapiraca e Porto Calvo

Hemoal
Ações ocorrem das 8h às 16h e visam manter estabilizado o estoque de sangue

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fará duas coletas itinerantes nesta terça-feira (28) no interior do estado, com o propósito de manter estabilizado o estoque de sangue para atender as maternidades e hospitais. Em Arapiraca, a ação ocorrerá na praça Marques da Silva, no Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já em Porto Calvo, a iniciativa se realizará no Hospital Regional do Norte (HRN), no bairro Mangazala.

Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter boa saúde, além de peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos de idade, conforme o Ministério da Saúde (MS). Os voluntários menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, portando os respectivos documentos de identificação.

As doações de sangue são vetadas para as pessoas que tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, segundo o MS. No caso dos doadores de sangue habituais que desejam repetir o procedimento, deve ser cumprido um intervalo de dois meses no caso dos homens e três meses no caso das mulheres.

Com relação aos candidatos à doação de sangue que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento. Os voluntários não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos, bem como, devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.

por Hemoal

Comentários comentar agora ❯