19 Janeiro 2022 - 08:09

Alagoas recebe segundo lote de vacinas da Pfizer Pediátrica contra Covid-19 nesta terça-feira (18)

Thiago Duarte
Vacina Pfizer para imunização de crianças

Alagoas recebe nesta terça-feira (18) a segunda remessa da vacina contra Covid-19 Comirnaty/ Pfizer Pediátrica. As 22.100 doses da vacina desembarcaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e serão aplicadas em crianças alagoanas de cinco a 11 anos. Além das vacinas infantis, o Estado também recebe nesta terça-feira, 29.250 doses de imunizantes da Pfizer para dar continuidade à aplicação das doses de reforço para os adultos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em 16 de dezembro, a indicação da vacina Comirnaty para imunização contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade depois de realizar uma análise técnica criteriosa de dados e estudos clínicos conduzidos pelo laboratório. Em Alagoas, todos os 102 municípios foram capacitados para a utilização da Vacina Covid-19 Comirnaty/ Pfizer Pediátrica.

Quanto aos critérios de aplicação da vacina, estes devem obedecer a seguinte ordem de prioridade: população de 5 a 11 anos completos com deficiência permanente e ou/ comorbidade; crianças de 5 a 11 anos completos indígena ou quilombola; e população de 11 anos completos. A população estimada a ser vacinada em Alagoas é de 363 mil crianças.

Liberação para municípios

Após a chegada, os imunizantes terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), localizada no bairro Farol, em Maceió.

Com isso, as novas doses serão liberadas aos municípios à medida que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) realizarem as solicitações e os agendamentos, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES).

Os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, devem agendar a retirada das vacinas por meio do endereço eletrônico redefrioalagoas@gmail.com. Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, deverão realizar o agendamento pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com.

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.