15 Setembro 2021 - 17:11

Estado de Alagoas recebe 18.720 doses de vacinas da Pfizer nesta quarta-feira (15)

Carla Cleto
Vacina Pfizer contra covid-19

O Governo de Alagoas recebe, nesta quarta-feira (15), nova remessa de doses da vacina Pfizer destinada à prevenção à Covid-19. Desta vez o Ministério da Saúde (MS) vai enviar 18.720 doses, que desembarcam às 14h35 no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

Após a chegada a Alagoas, os imunizantes terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A retirada das vacinas por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) acontece somente depois que o PNI/AL realizar o cadastro dos imunizantes. Para fazer a retirada, as SMSs devem realizar solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendar previamente nas Centrais de Distribuição.

Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected] . Já para a retirada na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: [email protected] .

Avanço - O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, chama atenção para a importância do fechamento do esquema vacinal para que a imunização seja completa. “Apesar do avanço na vacinação, não podemos deixar de tomar a segunda dose dos imunizantes. Peço também que os alagoanos continuem seguindo as restrições sanitárias de distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos, para que a taxa de transmissibilidade não volte a subir”, apela.

Balanço – Até agora Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 3.950.486 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 3.295.270 doses de vacinas para os 102 municípios.

Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 2.910.153 doses. Deste total, 1.943.273 de pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 966.880 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯