Giro Penedo

Giro Penedo

Postado em 13/01/2022 15:58

MBD continua se fortalecendo e preparando território para a próxima eleição

Divulgação
MBD continua se fortalecendo e preparando território para a próxima eleição
Governador Renan Filho ao lado do prefeito Júlio Cézar

O MDB, partido do governador Renan Filho e que é comandado em Alagoas por seu pai, o Senador Renan Calheiros, continua se fortalecendo no estado e preparando o território para obter êxito no pleito eleitoral que se aproxima.

Desta vez, quem chegou para somar no partido que mais elegeu prefeitos no pleito de 2020, foi Carla Cavalcante, esposa do atual gestor do município de Palmeira dos Índios, Júlio Cézar.

A notícia da chegada de Cavalcante ao partido foi divulgada pelo próprio governador em suas redes sociais nesta quinta-feira, 13 de janeiro.

“Recebi a visita do amigo e prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cézar. Ele me comunicou sobre a filiação de sua esposa, Carla Cavalcante, ao MDB, e a pré-candidatura dela a deputada estadual. Júlio faz grande administração e contribui com o avanço de Alagoas. Carla, seja bem vida!”, escreveu Renan Filho.

Recentemente, quem também passou a integrar o time do MDB alagoano foi o prefeito de Piaçabuçu, Djalma Beltrão. Com isso, todos os municípios da região do Baixo São Francisco (São Brás, Porto Real do Colégio, Igreja Nova, Penedo e Piaçabuçu) passaram a ser administrados por políticos filiados ao partido.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Carlos Isso mesmo , o centrão mostrando seu poder, os bestas votam pelo dinheiro ,então toma mais miséria!!!
Postado em 07/01/2022 15:40

Marise de Souza é eleita presidente do Conselho Tutelar de Penedo

Assessoria
Marise de Souza é eleita presidente do Conselho Tutelar de Penedo
Conselheira Marise de Souza Lima assume o comando do órgão colegiado

O Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Penedo tem nova presidência. O órgão colegiado composto por cinco membros, todos eleitos por voto direto da população, escolheu a conselheira Marise de Souza Lima como presidente.

A eleição realizada na última terça-feira, 04, também definiu o conselheiro tutelar Lucimar da Purificação como Vice-Presidente.

A atual composição foi anunciada ontem (quinta-feira, 06) durante a entrega do veículo para o Conselho, com a presença do Prefeito Ronaldo Lopes; do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SEMDSH), Rafael Ferreira; e da deputada federal Tereza Nelma, parlamentar que destinou o carro e equipamentos para o Conselho Tutelar de Penedo.

A solenidade prestigiada por membros titulares e suplentes do órgão responsável por garantir direitos e crianças também contou com a participação de representantes do Fórum Estadual Associado de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 27/12/2021 18:18

Câmara Municipal de Penedo aprova rateio da Educação e incentivo aos profissionais de saúde

Assessoria
Câmara Municipal de Penedo aprova rateio da Educação e incentivo aos profissionais de saúde
Projetos de lei foram votados durante sessão extraordinária realizada nesta segunda, 27

A Câmara Municipal de Penedo (CMP) aprovou nesta segunda-feira, 27, o rateio do Fundeb para os profissionais da Educação e a distribuição de recursos do Previne Brasil ao pessoal da área de saúde, inclusive os que atuam no Centro de Especialidades Odontológicas.

As matérias enviadas pelo Poder Executivo receberam emendas modificativas dos vereadores penedenses, atendendo solicitação das respectivas categorias para inclusão de servidores que não estavam beneficiados na redação original dos Projetos de Lei.

Outro Projeto de Lei de autoria da Prefeitura de Penedo votado durante a sessão extraordinária que encerrou o ano legislativo 2021 autoriza o reajuste da tarifa do transporte coletivo na área urbana do município.

Os empresários do setor entraram em contato com os parlamentares e alertaram para a necessidade de atualizar o valor da passagem que estava congelada desde 2018. A crise causada pela pandemia de Covid-19 e o crescente aumento do preço do combustível, sem o equilíbrio da tarifa, estavam colocando em risco o transporte coletivo.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 10/12/2021 15:42

Vereadores aprovam medida que regulamenta pensão para dependentes de servidores da Prefeitura de Penedo

Assessoria
Vereadores aprovam medida que regulamenta pensão para dependentes de servidores da Prefeitura de Penedo
Câmara Municipal de Penedo

A Câmara Municipal de Penedo (CMP) aprovou emenda à legislação relacionada com o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) que regulamenta o pagamento de benefício para dependentes de servidores municipais pensionistas.

A decisão dos vereadores penedenses aconteceu durante a sessão realizada nessa quinta-feira, 09, quando também foram aprovados os Projetos de Lei sobre a Lei Orçamentária Anual 2022 e o Plano Plurianual 2022-2025, ambos de autoria do Poder Executivo.

O Vereador Valdinho Monteiro votou contra o artigo 7º do PL 032/2021, que autoriza o remanejamento de até 70% do valor do Orçamento 2022 pelo Chefe do Executivo Municipal.

Outra matéria encaminhada pelo governo municipal e aprovada no plenário regulamenta o transporte de passageiros por empresa de aplicativo, conforme previsto em lei federal.

De autoria da Vereadora Raquel Tavares, a comunidade Combuco – localizada no bairro Santa Luzia – volta a ter sua denominação tradicional, iniciativa da parlamentar em atendimento à reivindicação dos moradores daquela localidade.

Em comum acordo com as lideranças das duas bancadas, não foram apresentados requerimentos e nem houve uso da tribuna parlamentar durante a sessão ordinária.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 23/11/2021 10:06

De Hélio Lopes a Guilherme Lopes, Baixo São Francisco bem representado na ALE

Assessoria
De Hélio Lopes a Guilherme Lopes, Baixo São Francisco bem representado na ALE
Bem articulado e dinâmico em suas ações, Guilherme Lopes é o cara que pode resgatar essa condição.

As eleições 2022 são uma excelente oportunidade para a população do baixo São Francisco reconquistar seu espaço na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), com representante à altura da importância da região.

Bem articulado e dinâmico em suas ações, Guilherme Lopes é o cara que pode resgatar essa condição.

Neto do ex-deputado estadual por três mandatos e ex-prefeito de Penedo, o médico Dr. Hélio Nogueira Lopes, Guilherme lidera atualmente as ações na área de saúde púbica no município, conquistando ótimos resultados, como a melhor cidade acima de 50 mil habitantes na atenção básica e no centro de especialidades odontológicas (CEO), segundo os últimos indicadores.

Lopes é filho do atual prefeito de Penedo, o engenheiro civil, Ronaldo Lopes, que tem aproximadamente 90% avaliação positiva segundo pesquisas.

O jovem Guilherme Lopes é formado em Engenharia Civil em Brasília, com MBA em gestão de processos também na capital federal, tem uma experiência no campo da assessoria parlamentar onde atuou por 8 anos no Senado Federal, conhecimento que faz muita diferença para o desenvolvimento de ações no Poder Legislativo.

A disposição para o trabalho e o amor por Penedo são características agregadas ao DNA de Hélio, Ronaldo e Guilherme Lopes.

Filho e neto absorveram os ensinamentos de Dr. Hélio, vítima da pandemia de Covid-19, orientações que são aplicadas no dia a dia da administração da cidade que precisa voltar a estar bem representada na Casa de Tavares Bastos. 

Por assessoria

Comentários comentar agora ❯

Postado em 23/08/2021 10:57

Guilherme Lopes supera desafios e consegue transformar a área da Saúde em Penedo

Reprodução
Guilherme Lopes supera desafios e consegue transformar a área da Saúde em Penedo
A atuação de Guilherme Lopes na gerência da pasta tem sido alvo de muitos elogios

Assumir a titularidade de uma pasta tão importante quanto à Saúde em tempos normais é um grande desafio e durante uma pandemia como essa que estamos vivendo então as dificuldades triplicam, o que exige ainda mais dedicação para oferecer uma gestão exitosa à população.

Em Penedo, graças ao trabalho desenvolvido pelo secretário municipal de Saúde, Guilherme Lopes, e toda sua equipe, a pasta tem conseguido feitos importantes, entre eles, o de humanizar a assistência para quem mais precisa, aproximando assim o serviço público do povo.

A atuação de Guilherme Lopes na gerência da pasta tem sido alvo de muitos elogios por parte da população local e também da classe política que avalia como positiva a gestão da Saúde na cidade ribeirinha, que, atualmente, conseguiu finalizar a contratação de médicos, fazendo com que todos os postos da cidade possam oferecer atendimento à comunidade.

Nesses 8 meses em que segue à frente da pasta, Guilherme Lopes conseguiu dar uma dinâmica diferente em todos os setores e isso foi fundamental para que à Saúde de Penedo se tornasse referência em Alagoas, onde, inclusive, foi um dos primeiros municípios a conseguir iniciar a vacinação de pessoas com 18 anos, ou mais.

Nesse período também foram realizados quase 10 mil exames no Centro de Diagnóstico Dr. Almir Nogueira Lopes, recorde nunca batido antes. Foram 3449 tomografias; 1711 raios-x; 1057 mamografias e 3395 ultrassonografias. Já no Laboratório Municipal de Penedo, foram feitos quase 80 mil exames esse ano.

Além da ampla oferta de análises clínicas, reforma de postos de saúde, ampliação de equipes e reforço de equipamentos, a cidade também conseguiu ser referência a nível nacional por ser o primeiro município do Brasil a utilizar o Conect SUS, uma ferramenta digital que disponibiliza o prontuário eletrônico dos usuários do Sistema Único de Saúde, tanto para o paciente quanto para o médico!

E as boas notícias na saúde não param por ai... Depois de uma avaliação criteriosa dos representantes do Ministério da Saúde pelo Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade do Centro de Especialidades Odontológicas, Penedo ficou em 3º lugar nos 21 CEOs de todo estado, e em 1º lugar nos municípios acima de 50 mil habitantes.

Outros destaques são os programas mantidos em Penedo, como “O Redenção” e o “Melhor em Casa”, bem como os lançados recentemente. Com o objetivo de aproximar ainda mais os serviços de Saúde da realidade dos povoados, o município agora conta com o “Saúde por Todo Canto”. Todos os meses, equipes visitarão uma comunidade, levando todos os equipamentos e profissionais necessários para ofertar consultas médicas, vacinação contra a covid-19, atendimento odontológico, consulta com especialistas e exames laboratoriais, entre outras ações. O primeiro povoado a ser atendido será a Ponta Mofina.

Outro programa que acaba de sair do forno é o “Acelera Saúde”, que tem o objetivo de acabar com a demanda reprimida de exames, consultas e cirurgias eletivas não realizadas antes por conta da pandemia. Que os avanços na Saúde e também em todas as outras áreas continuem acontecendo para melhorar a vida do povo ribeirinho.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Sandoval Eu tenho certeza que essse elogios são referentes a gestão Covid....Secretário vá ao Sesp e veja como tá a liberação de exames...a desculpa é o Conesul...que limita as vagas...uma vergonha....saúde é sinônimo de necessidades urgentes...Ah não venha me dizer que tem a UPA...lá só tem soro. Previna-se
  • Sandoval Exames periódicos é a melhor gestão a ser aplicada. Previna-se e certamente vc terá uma boa saúde. Secretário agilidade na liberaçao de exames. Sou da unidade Sesp.
Postado em 19/08/2021 08:24

Rafael Medeiros recebe título de cidadão honorário de Igreja Nova nesta quinta, 19

Divulgação
Rafael Medeiros recebe título de cidadão honorário de Igreja Nova nesta quinta, 19
Rafael Medeiros recebe título de cidadão honorário de Igreja Nova nesta quinta, 19

O repórter da Rádio Penedo FM, Rafael Medeiros de França, recebe nesta quinta-feira, 19 de agosto, o título de cidadão honorário de Igreja Nova, projeto que teve como autor o vereador Cidário dos Santos e foi aprovado por unanimidade pelos colegas edis.

A solenidade para entrega do título, concedido pelos relevantes serviços prestados ao município, será realizada a partir das 14 horas desta quinta-feira, 19 de agosto, no plenário Ceci Cunha, sede poder Legislativo municipal.

Durante uma de suas participações no Programa Lance Livre, Medeiros falou da alegria em receber o título e do carinho que sente pelos igrejanovenses.

“Ser agraciado com esse título é motivo de muita alegria e gratidão. Tenho um carinho enorme por Igreja Nova e por seu povo, que sempre me acolheu muito bem. Agradeço de coração aos amigos vereadores e a todos os igrejanovenses pelo título, dedicado a vocês, meus companheiros de trabalho, que através do rádio, mudam a vida das pessoas”, declarou.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 23/07/2021 08:02

Servidor público Jânio Oliveira desponta como nova liderança sindical em Penedo

Divulgação
Servidor público Jânio Oliveira desponta como nova liderança sindical em Penedo
A habilidade organizacional, poder de mobilização e gerência de Jânio Oliveira é muito singular

A eleição para a escolha do novo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo – SINDSPEM, parece que começa a tomar corpo na cidade ribeirinha com o surgimento de nomes que devem disputar o pleito previsto para acontecer no último trimestre deste ano.

Lotado no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Jânio Oliveira começa a ter seu nome cogitado para participar da disputa pelo fato de ser uma pessoa engajada na luta pela garantia dos direitos dos servidores públicos e dotada de boas ideias, que, se colocadas em prática, pode trazer inúmeros benefícios ao funcionalismo municipal.

Com quase 11 anos de dedicação ao SAAE, Jânio Oliveira é visto como uma pessoa que faz acontecer, que busca soluções imediatas e que, principalmente, veste, de fato, a camisa da empresa, o que fez com que ele já ocupasse vários cargos administrativos, despontando assim como uma nova e forte liderança.

Além disso, Jânio Oliveira, que atualmente busca se especializar na administração pública através da graduação em Gestão, conta também com uma boa articulação política e bom relacionamento com os servidores públicos, características estas imprescindíveis para quem desejar pleitear a presidência do Sindspem.

A habilidade organizacional, poder de mobilização e gerência de Jânio Oliveira é muito singular, e isso é também um ponto forte. Parece que novas lideranças tentarão dar novos rumos e trazer de volta a confiança do servidor em seu sindicato.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 09/07/2021 11:00

Câmara Municipal de Penedo dá posse ao Vereador Rogério dos Peixoto

Assessoria
Câmara Municipal de Penedo dá posse ao Vereador Rogério dos Peixoto
Parlamentar inicia seu segundo mandato agradecendo retorno ao Legislativo

A Câmara Municipal de Penedo deu posse ao Vereador Rogério dos Peixoto (Rogério José da Silva) nesta quinta-feira, 08 de Julho. Devido à pandemia de Covid-19, o ato ocorreu de forma restrita na Sala das Sessões Sabino Romariz.

“Vossa Excelência já esteve nesta Casa, foi Vice-Presidente, fez um brilhante trabalho em seu primeiro mandato e tenho certeza que o Legislativo só tem a ganhar”, disse o Presidente Júnior do Tó (Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior) ao empossar o suplente do edil Manoel Messias Lima (Messias da Filó), que aceitou o convite do governo municipal para administrar a Secretaria de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola.

Todos os participantes da sessão realizada por videoconferência parabenizaram o retorno de Rogério dos Peixoto, assim como desejaram êxito para Messias da Filó no comando da pasta da Prefeitura de Penedo, cargo que ocupou durante parte do terceiro mandato do governo Marcius Beltrão/Ronaldo Lopes.

“Fico muito feliz com a forma como fui recebido nesta Casa por Vossas Excelências. Tenho certeza que farei um belíssimo trabalho, junto com todos porque precisamos procurar fazer o bem para a população de Penedo, temos que trabalhar em prol disso”, afirmou Rogério dos Peixoto, agradecendo a Deus, familiares, amigos e eleitores pela oportunidade de voltar a representar o povo de Penedo no Legislativo.

Os parlamentares também se solidarizaram com o Vereador Marcelo Pereira, em seu retorno ao plenário após o falecimento do pai, vítima de Covid. O legislador agradeceu o apoio que recebeu dos demais edis, assim como de todas as pessoas.

A Câmara Municipal de Penedo também aprovou Moção de Pesar, apresentada pelo Vereador Cidoca (Alcides de Andrade Neto) para a família do ex-secretário de cultura de Penedo e ex-vereador, Ailson Maia, homem público que deixa um legado de grande valor para a cultura por sua obra musical.

Confira como foi a sessão:

Comentários comentar agora ❯

Postado em 05/07/2021 15:27

Vereador Messias da Filó volta a comandar a Secretaria de Agricultura de Penedo

Divulgação
Vereador Messias da Filó volta a comandar a Secretaria de Agricultura de Penedo
Vereador Messias da Filó volta a comandar a Secretaria de Agricultura de Penedo

O vereador Messias da Filó que durante a gestão Marcius Beltrão/Ronaldo Lopes assumiu a Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola voltou a comandar a pasta o cargo de onde havia saído no final do ano passado para assumir uma vaga na Câmara Municipal de Penedo.

Durante sua passagem pela pasta, Messias conseguiu realizar diversas ações em prol do homem do campo, conquistando o respeito e a admiração daqueles que vivem na zona rural de Penedo e por muito tempo clamavam por uma maior atenção por parte do poder público.

Com seu afastamento da Câmara de Vereadores, o vereador Rogério dos Peixotos, que foi o quinto mais votado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido pelo qual Messias da Filó foi eleito, vai assumir a vaga para continuar o trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo mesmo nos últimos anos.

A nomeação de Messias, bem como a portaria de exoneração do agora ex-secretário, foi publicada na edição desta segunda-feira, 05 de julho, do Diário Oficial do Município.
 

Comentários comentar agora ❯

  • gilza silva sousa Muito bem merecido trabalhou e vai continuar trabalhando nomeação muito justa. PARABÉNS MESSIAS.