Giro Penedo

Giro Penedo

Postado em 09/04/2021 08:12

Câmara Municipal de Penedo aprova homenagem a Alexandre Toledo

Divulgação
Câmara Municipal de Penedo aprova homenagem a Alexandre Toledo
Deputado federal e ex-prefeito de Penedo, Alexandre Toledo recebe homenagem da CMP

O empresário e ex-prefeito de Penedo Alexandre Toledo terá seu nome identificando a avenida Beira Rio e a área de esporte e lazer da orla da cidade onde constituiu família e administrou uma indústria de açúcar e álcool e a prefeitura.

A homenagem ao político e administrador que faleceu em 30 de março, quase 60 dias após ter sido internado em função da Covid-19, foi apresentada pelo Vereador Valdinho Monteiro na Câmara Municipal de Penedo (CMP).

“É difícil perder um ente querido e não lembrar dele com emoção”, declarou Valdinho em seu pronunciamento sobre as virtudes pessoais e profissionais de Alexandre Toledo, líder que despertou no vereador o interesse pela política.

O legado de Alexandre Toledo também foi destacado por todos os parlamentares durante a sessão realizada por meio de videoconferência, modelo adotado pela CMP para manter as atividades legislativas, seguindo os protocolos sanitários em vigor.

O Presidente Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior (Júnior do Tó) disse que Alexandre Toledo foi um homem íntegro e político extraordinário, figura pública que influencia comportamentos até mesmo depois de sua morte.

Júnior do Tó comentou que pessoas que lhe disseram ter adotado medidas de prevenção e passaram a acreditar na letalidade do coronavírus após a perda do ex-prefeito de Penedo, deputado federal e secretário estadual de Saúde e de Agricultura.

‘seu’ Assis

Outro logradouro público de Penedo que passa a ter nova denominação é a Praça Costa e Silva, alteração apresentada pelo Vereador Alcides de Andrade Neto (Cidoca).

Ao invés do nome do general que foi presidente do país durante o regime militar que instaurou a ditadura no Brasil, após o golpe de 1964, o espaço situado na feira livre do Centro Histórico receberá o nome do falecido comerciante Francisco Assis da Silva.

Mais conhecido como ‘seu’ Assis, o homenageado faleceu em setembro de 2020, aos 84 anos. Ele foi prefeito de Porto Real do Colégio e dedicou sua vida ao agronegócio, além de trabalhar diariamente no ponto comercial próximo da praça que receberá seu nome.

Academias

Outra matéria aprovada na Câmara Municipal de Penedo foi o Projeto de Lei nº 005/2021, de autoria da Vereadora Raquel Tavares.

O PL reconhece como essencial a prática de atividades físicas, com orientação profissional, em locais privados para a realização de exercícios físicos e também em ambientes públicos adequados.

O reconhecimento da condição de essencial para o desenvolvimento de atividades físicas está relacionado com os benefícios às pessoas durante situações de emergência sanitária, a exemplo da atual pandemia de Covid-19.

Outro projeto pautado na sessão desta quinta-feira, 09, foi a solicitação do Poder Executivo Municipal para incluir Penedo no Consórcio Público para Gestão de Energia Elétrica e Serviços Públicos (CIGIP/AL), matéria que o vereador Valdinho Monteiro pediu vista.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 26/03/2021 10:36

Vereadores debatem segurança em Penedo com Secretário Alfredo Gaspar de Mendonça

Assessoria
Vereadores debatem segurança em Penedo com Secretário Alfredo Gaspar de Mendonça
O ex-procurador geral de justiça de Alagoas compareceu ao plenário da Câmara Municipal de Penedo

O Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, esteve em Penedo nesta quinta-feira, 25, e conversou com vereadores para tratar de questões relacionadas com a pasta que voltou a comandar, em janeiro deste ano.

O ex-procurador geral de justiça de Alagoas compareceu ao plenário da Câmara Municipal de Penedo (CMP), de modo informal, onde debateu questionamentos apresentados por parlamentares penedenses.

Casa de Custódia

Um dos temas abordados foi a abertura da Casa de Custódia, estrutura pronta para uso e cujo funcionamento será de responsabilidade da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (SERIS), pasta que administra o sistema prisional.

De acordo com Alfredo Gaspar, em breve, o governo estadual entregará não só a Casa de Custódia de Penedo, mas também as estruturas das cidades de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.

Plantão na DRP

Outro tema abordado durante o encontro que seguiu todos os protocolos relacionados com a pandemia da Covid-19 diz foi o atendimento ao público na delegacia da Polícia Civil em Penedo.

O gestor da SSP Alagoas expôs os fatos que impedem a retomada, de imediato, dos plantões diários na 7ª Delegacia Regional da Polícia Civil.

Alfredo Gaspar explicou que o Governador Renan Filho tem um projeto semelhante ao que viabiliza o serviço extra na Polícia Militar, para a Polícia Civil, iniciativa emperrada por questão superior.

A estratégia que não foi possível efetivar na Polícia Civil decorre de um decreto federal, conforme explicou Alfredo Gaspar, frisando que uma solução tratada pelo Governador Renan Filho está próxima de ser alcançada, o que significa mais um avanço para a segurança pública, não só em Penedo, mas para todo estado de Alagoas.

O gestor da SSP Alagoas recebeu sugestões dos parlamentares penedenses, destacou investimentos na SSP/AL e o seu carinho por Penedo, e ainda apresentou ideias, como a adoção de sistema de monitoramento da cidade por câmeras de vídeo e parceria entre PM e prefeitura para treinamento da Guarda Patrimonial.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 09/03/2021 09:16

Vereadores cobram solução para questões de segurança pública em Penedo

Divulgação
Vereadores cobram solução para questões de segurança pública em Penedo
Vereadores cobram solução para questões de segurança pública em Penedo

A delegacia de Polícia Civil em Penedo funciona atualmente em imóvel alugado e com plantão apenas três dias por semana, diferente de quando era aberta diariamente – inclusive nos finais de semana e feriados – e em sede própria, imóvel transformado em Casa de Custódia que ainda não foi inaugurada, apesar da obra estar concluída.

Por conta desses problemas e do crescente número de homicídios em Penedo nos últimos 20 dias, os vereadores cobram solução por parte do governo estadual, especificamente da Secretaria de Segurança Pública.

O tema entrou em debate durante a primeira sessão legislativa realizada neste mês de março, após requerimento apresentado pelo Vereador Cidoca (Alcides Andrade Neto).

De forma unânime, os representantes da população penedense decidiram agendar audiência com o gestor da pasta estadual, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, para que o governo se posicionar e tomar as medidas cabíveis.

Delegacia da Mulher

A reunião ordinária de 04 de maio da Câmara Municipal de Penedo registrou ainda outra ação direcionada à segurança pública, um Projeto de Lei de autoria da Vereador Raquel Tavares que propõe a criação de uma Delegacia da Mulher em Penedo.

O objetivo é assegurar assistência e atendimento especializado para vítimas de violência doméstica, um dos crimes com maior ocorrência no município, conforme consta nos registros da Polícia Militar.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 03/03/2021 11:15

Presidente do Conselho Tutelar é sabatinado na Câmara Municipal de Penedo

Assessoria
Presidente do Conselho Tutelar é sabatinado na Câmara Municipal de Penedo
presidente do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lucimar da Purificação Ângelo

Em atendimento à convocação formalizada pelo Vereador Sargento Marival, o presidente do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, conselheiro Lucimar da Purificação Ângelo, prestou esclarecimentos sobre o funcionamento da entidade e respondeu aos questionamentos dos vereadores.

Após a sabatina, os parlamentares sugeriram que o Conselho Tutelar volte a disponibilizar o contato, pelo whatsapp, do número do celular do conselheiro plantonista, de modo a facilitar o acesso da população,

O uso de redes sociais para divulgar ações do Conselho Tutelar e abrir mais um canal de diálogo também foi sugerido.

Em relação ao caso da senhora acamada, com suspeita de Covid-19, acolhida no abrigo que recebe crianças em situação de risco, a Câmara Municipal de Penedo pede providências da secretaria de Assistência Social.

Em nome do Conselho Tutelar, Lucimar Ângelo agradeceu a oportunidade, colocando-se à disposição para apresentar outros esclarecimentos, quando necessário.

O Presidente da Câmara Municipal de Penedo, Júnior do Tó, reafirmou o compromisso da casa legislativa com o trabalho do órgão que atua em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Veja como foi a sessão:

Comentários comentar agora ❯

  • Souza Pergunte a ele porque não estão mais acompanhando crianças vítimas de estupro e ao invés disso colocam os pais pra andar mandando ir na delegacia abrir B.O. Pelo que eu saiba, quando se trata de criança, o conselho deve acompanhar junto com a criança e pais todos os procedimentos nestes casos.
  • Lilian Sepulchro dos Santos Quando os responsáveis estão com a criança, e não são os acusados de violação de direitos, não há necessidade do Conselho Tutelar acompanhar. É é de responsabilidade dos responsáveis registrar o boletim unificado. O Conselho Tutelar requisita serviços da rede de proteção e não executa.
  • Lilian Sepulchro dos Santos O Conselho Tutelar não tutela a criança e o adolescente. Faz com que o direito delas sejam de fato garantidos.
Postado em 19/02/2021 08:09

Vereadores apoiam liberação de recursos para Santa Casa de Penedo

Assessoria
Vereadores apoiam liberação de recursos para Santa Casa de Penedo
Comissão parlamentar é formada para cobrar da Secretaria Estadual de Saúde

Recursos destinados para a Santa Casa de Misericórdia de Penedo manter ações de enfrentamento ao coronavírus estão travados na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A falta do repasse repercute na Câmara Municipal de Penedo (CMP) e une parlamentares penedenses para cobrar a regularização da transferência.

De forma unânime, foi aprovada durante a reunião desta quinta-feira, 18, a formação de uma comissão para tratar do assunto com o Secretário Alexandre Ayres, em Maceió.

“Precisamos nos unir e sair em defesa da Santa Casa de Penedo”, declarou o autor da proposta, Vereador Rodrigo Regueira/Republicanos, após informar sobre os contatos mantidos com a provedoria da instituição que asiste não só o povo de Penedo e região, mas também pessoas de outras cidades de Alagoas e de Sergipe.

Devido a importância do pleito, a comissão que seria inicialmente formada por Rodrigo Regueira, Denys Reis/PSDB e Roberto da Farmácia (Paulo Roberto Ferreira/PP) foi ampliada para todos os vereadores, após sugestão de Valdinho Monteiro/PP.

A criação da frente parlamentar, conforme observou Marival Oliveira/PP, ganha ainda com a participação dos deputados estaduais aliados dos vereadores. Eles também devem expor o tema na Assembleia Legislativa e participar da audiência a ser agendada o gestor da Sesau.

O Presidente da Câmara Municipal de Penedo, Vereador Júnior do Tó (Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior/PDT) parabenizou a Santa Casa de Penedo por seus 254 anos de serviços prestados, destacando o apoio incondicional do parlamento penedense para todas as causas da entidade secular.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 09/02/2021 15:43

Vereadores de Penedo parabenizam eleição de Arthur Lira para presidir a Câmara Federal

Assessoria
Vereadores de Penedo parabenizam eleição de Arthur Lira para presidir a Câmara Federal
O reconhecimento do Poder Legislativo Municipal à vitória do membro da bancada alagoana foi apresentado pelo Vereador Marival Oliveira/PP

A abertura do ano legislativo 2021 da Câmara Municipal de Penedo (CMP) registrou a aprovação de Menção Honrosa ao Deputado Federal alagoano Arthur Lira, político filiado ao Partido Progressista (PP).

Em seu terceiro mandato em Brasília, o parlamentar eleito para presidir a Câmara Federal com 302 votos e em primeiro turno recebeu título honorário de cidadão penedense, em maio de 2020, indicação de autoria do Vereador Valdinho Monteiro/PP.

O reconhecimento do Poder Legislativo Municipal à vitória do membro da bancada alagoana foi apresentado pelo Vereador Marival Oliveira/PP e aprovado, de imediato, pela Mesa Diretora da CMP durante a sessão solene realizada na quinta-feira, 04 de fevereiro.

Prefeito Ronaldo Lopes

A primeira reunião de 2021 na Sala das Sessões Sabino Romariz também foi marcada pela presença do Prefeito Ronaldo Lopes.

O gestor penedense aceitou o convite que recebeu da Câmara Municipal de Penedo e prestigiou a solenidade, algo inédito na história recente do município.

Ronaldo Lopes enalteceu a relação de harmonia e respeito entre os Poderes Executivo e Legislativo em seu discurso, pronunciamento seguido da participação de todos os edis na reunião que pode ser conferida na íntegra clicando aqui.

A participação de cada parlamentar penedense pode ser conferida no perfil de cada um, aqui mesmo no portal oficial da Câmara Municipal de Penedo.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 14/01/2021 15:46

Ex-vereador Fagner Matias (PSDB) será o novo controlador da Câmara Municipal de Penedo

Reprodução
Ex-vereador Fagner Matias (PSDB) será o novo controlador da Câmara Municipal de Penedo
Ex-vereador Fagner Matias (PSDB) será o novo controlador da Câmara Municipal de Penedo

O ex-vereador Fagner Matias, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), será o novo controlador da Câmara Municipal de Penedo por indicação do seu partido, que atualmente é presidido na cidade ribeirinha pelo vereador Denys Malta Reis.

A indicação de Matias para o cargo foi bem aceita pelos vereadores da Casa de Sabino Romariz, não só pelo trabalho sério que o ex-vereador realizou durante seu mandato (2017-2020), mas também pele falo dele ser experiente na área, por ser advogado.

Cabe ao controlador interno, proceder a avaliação da eficiência, eficácia e economicidade do Sistema de Controle Interno do Poder Legislativo Municipal; promover auditorias internas periódicas levantando os desvios, falhas e irregularidades, se houver, e recomendando as medidas corretivas aplicáveis.

Cabe também ao controlador, revisar e orientar a adequação da estrutura organo-administrativa do Poder Legislativo com vistas à racionalização do trabalho, objetivando o aumento da produtividade e a redução de custos operacionais e cientificar a autoridade responsável quando constatadas ilegalidades ou irregularidades na Administração do Legislativo local, entre outras funções.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 15/12/2020 16:32

Ronaldo Lopes e João Lucas pregam pela união durante almoço com vereadores eleitos em Penedo

Reprodução
Ronaldo Lopes e João Lucas pregam pela união durante almoço com vereadores eleitos em Penedo
Encontro realizado no Restaurante do Hotel São Francisco

O prefeito eleito Ronaldo Lopes e o vice João Lucas almoçaram junto com os vereadores eleitos de Penedo nesta terça-feira, 15 de dezembro, no Restaurante do Hotel São Francisco, localizado no Centro Histórico do município ribeirinho.

Durante o encontro, Ronaldo e João Lucas parabenizaram os eleitos para a próxima legislatura e pregaram pela união de todos em defesa de um único partido: PENEDO!

Os vereadores agradeceram o convite e demonstraram durante o encontro que a partir de janeiro de 2021 estarão na Câmara Municipal prontos para trabalharem colocando sempre os interesses da coletividade em primeiro lugar.

A aproximação do Legislativo com o Executivo é importante para que as coisas possam fluir da melhor maneira possível, beneficiando o verdadeiro dono do poder: O POVO!
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 03/12/2020 10:32

Ronaldo Lopes debate ações com o Conselho Tutelar de Penedo

Assessoria
Ronaldo Lopes debate ações com o Conselho Tutelar de Penedo
Prefeito eleito de Penedo, Ronaldo Lopes, participou de reunião de trabalho com conselheiros tutelares

O vice-prefeito de Penedo e próximo gestor do município, o engenheiro Ronaldo Lopes, reuniu-se com membros do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em pauta, reivindicações do colegiado que o convidou para debater ações a serem desenvolvidas de forma conjunta com a Prefeitura de Penedo.

“Foi uma reunião muito proveitosa, aprofundei meu conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar em nossa cidade e discutimos algumas dificuldades que existem para que possamos estabelecer uma parceria mais forte, daqui pra frente”, declarou Ronaldo Lopes ao Departamento de Comunicação da Prefeitura de Penedo.

“Fiquei muito satisfeito, mesmo antes de ter assumido a administração do nosso município, de poder participar de uma reunião de trabalho com os conselheiros tutelares que desenvolvem um trabalho da maior importância na cidade de Penedo, de forma atuante, inclusive com destaque em Alagoas”, completou Ronaldo Lopes.

“Foi um momento produtivo e que selou uma parceria muito importante entre o Conselho Tutelar e o futuro gestor municipal. Que a garantia dos direitos de crianças e adolescentes seja sempre prioridade das ações e promoção de política pública do nosso município”, escreveu o conselheiro tutelar Alysson Dantas no Instagram de Ronaldo Lopes.

Neide do Conselho, a mais experiente integrante da instituição cujos representantes são eleitos pelo voto popular, também comentou na rede social de Ronaldo Lopes. “Realmente foi uma reunião proveitosa e esperada por todo colegiado”.

O atual presidente do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente em Penedo destacou a importância do encontro e externou sua gratidão. “Foi um momento muito importante para o Conselho Tutelar de Penedo! Agradecemos a atenção e o comprometimento do prefeito eleito Ronaldo Lopes”, comentou Lucimar Ângelo.

A conselheira Marise Souza Lima afirmou, nos comentários da postagem publicada na linha de tempo do perfil do próximo prefeito penedense, que a criança e adolescente precisam sempre de prioridade e prevenção. “Reunião bastante animadora e que nos deixou muito felizes com o comprometimento do prefeito eleito Ronaldo Lopes”, escreveu Marise sobre a reunião que contou ainda com a participação da conselheira tutelar Kerrley Messias.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 24/11/2020 15:32

Vídeo: Prefeito Marcius Beltrão destaca avanços para Penedo na abertura do Circuito de Cinema

Assessoria
Vídeo: Prefeito Marcius Beltrão destaca avanços para Penedo na abertura do Circuito de Cinema
Prefeito Marcius Beltrão

A primeira noite da 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema ganhou mais de um marco histórico para a cidade. Além de reabrir o Cine São Francisco, local que funcionará como Centro de Convenções, a solenidade de abertura do festival registrou a assinatura da obra de construção da sede própria da Ufal no município.

Tanto a recuperação do cineteatro, quanto a instalação da Universidade Federal de Alagoas no município polo do Baixo São Francisco foram viabilizadas pelo governo Marcius Beltrão/Ronaldo na Prefeitura de Penedo, junto com o Iphan Alagoas e os governos estadual e federal, com apoio de parlamentares alagoanos.

Parcerias

As parcerias foram destacadas pelo Prefeito Marcius Beltrão em seu pronunciamento. Dirigindo-se ao reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, o gestor penedense destacou o apoio de Vinícius Lages, atual diretor do Sebrae Alagoas. “No ano de 2013, Vinícius era Ministro de Turismo e, com apoio político do senador Renan Calheiros, financiou essa obra na ordem de cinco milhões de reais”.

Marcius comentou que um problema estrutural descoberto durante a reforma do cinema inaugurado em 1959 – à época, o mais moderno do Nordeste –, levou ao uso do recurso que seria utilizado para a compra das 900 poltronas do local.

“Procuramos o governador e solicitamos dele a compra das cadeiras que são caríssimas, algo em torno de R$ 1.500,00 por unidade, e o governador, com o carinho que tem pela cidade de Penedo, atendeu”, disse o prefeito sobre a aquisição em processo de licitação.

Cine Penedo

Marcius Beltrão também comentou o sobre o Cine Penedo e o projeto elaborado por sua administração enviado ao BNDES, órgão que financiará a conclusão do centro produtor de audiovisual da Ufal, espaço que já tem salas de aula prontas.

“Eu conversava com Tonholo e ele falava que é muito importante instalar neste município o curso de Cinema e oferecer isso à sociedade brasileira. Valorizar a cultura, a arte, o cinema, o folclore, é obrigação de cada um de nós porque todas essas atividades são instrumento sociais de igualdade”, afirmou o Prefeito de Penedo.

Marcius Beltrão destacou ainda o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), entidade que também patrocina o Circuito desde sua primeira edição e que já garantiu recursos para o evento acontecer em 2021, segundo informou o vice-presidente do comitê, Maciel Oliveira, durante a solenidade.

“Ninguém faz nada sozinho. Quando a gente busca parceiros comprometidos com a melhoria da qualidade de vida da população, que querem realmente fazer a diferença, a gente consegue chegar lá”, salientou o gestor que está próximo de concluir seu terceiro mandato, antes do ato que formalizou o contrato para construção da sede própria da Ufal em Penedo.

Orçada em cerca de quatro milhões de reais, a obra já tem recurso empenhado e depositado na conta da empresa Pimentel Engenharia, segundo divulgou o reitor da instituição que lançou, em Penedo, a campanha que comemora 60 anos de fundação da Ufal com mais uma importante conquista, especialmente para a população de toda a região do Baixo São Francisco alagoano e sergipano.

Veja o vídeo:

Comentários comentar agora ❯