Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 16/09/2019 21:40

Projeto homenageia bispo de Penedo com Título de Cidadão Honorário de Alagoas

Arquivo - aquiacontece.com.br
Projeto homenageia bispo de Penedo com Título de Cidadão Honorário de Alagoas
Dom Valério Breda nasceu na cidade de San Fior, na Itália


Tramita na Assembleia Legislativa, projeto de lei, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (PSDB) que concede o Título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas, ao bispo da Diocese de Penedo, Dom Valério Breda pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas. A proposição foi lida no plenário da Casa e encaminhada à comissão de Constituição e Justiça para emissão de parecer. Em seguida será votada no plenário.

Dom Valério Breda nasceu no dia 24 de janeiro de 1945, na cidade de San Fior, no norte da Itália. Filho de Antônio Breda e Elizabetta Mazzer Breda. Em sua formação acadêmica concluiu os estudos de filosofia e teologia, em 1965 e 1971 respectivamente. Exerceu a função de magistério em Letras Clássicas, Literatura Italiana e Cultura Religiosa. Ordenou-se sacerdote em 29 de julho de 1973 na Itália e é da Congregação Salesiana de Dom Bosco.

Veio para o Brasil integrando o Projeto Inspetoria-Irmãs, em 1983, ficando na cidade alagoana de Matriz de Camaragibe. Foi inspetor da Inspetoria Salesiana de Recife e ordenado bispo também na capital pernambucana, no dia 19 de outubro de 1997, sendo sua posse ocorrida em 23 de novembro daquele mesmo ano, na Catedral de Penedo, onde permanece até os dias atuais.

“Além de tudo isso, entre 1998 a 2007 foi o bispo responsável pelos colégios Diocesanos do Nordeste e pela Pastoral da Educação. Dom Valério, em suas atividades, sempre atuou preocupado com a população se dedicando, boa parte de sua vida, em defesa da sociedade alagoana”, disse Dudu Ronalsa.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Daniel das Neves Oliveira Sou Alagoano nascido em São Luíz do Quitunde e criado em Matriz do Camaragibe. Muito me orgulho de ter convivido com Dom Valério Breda. Hoje Moro em Goiânia no estado de Goiás, sou policial militar na graduação de Sub Tenente. Devo meus dias atuais ao empenho e ajuda que este Santo Homem nos fez!