Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 10/12/2018 17:13

Projeto institui programa de conscientização e orientação da Síndrome de Irlen em Alagoas

ALE
Projeto institui programa de conscientização e orientação da Síndrome de Irlen em Alagoas
O projeto é de autoria do deputado Léo Loureiro

Tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas, projeto de lei, de autoria do deputado Léo Loureiro (Progressista), que institui o programa de conscientização e orientação sobre a Síndrome de Irlen no Estado de Alagoas, e dá outras providências. A proposta foi lida no plenário da Casa e encaminhada a Comissão de Constituição e Justiça para emissão de parecer.

A Síndrome de Irlen é uma alteração da visão e da percepção visual causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A síndrome tem caráter hereditário e se manifesta numa maior demanda de atenção visual.

Pelo projeto, a semana de conscientização e orientação sobre a Síndrome de Irlen será comemorada, anualmente, na segunda semana de outubro e contará com a promoção e conscientização sobre a Síndrome de Irlen, sintomas, diagnósticos e tratamento através da distribuição de cartilhas e realização de palestras.

As ações serão realizadas nas unidades da rede pública e privada de ensino, voltada aos educadores e alunos; nas unidades de saúde pública voltados aos profissionais e usuários; nas maternidades públicas e privadas; e nos órgãos públicos do Estado de Alagoas, entre outros.

“A visão é o sentido mais importante na aprendizagem, com uma dependência estimada em até 80% até os 12 anos de idade e os impactos dos déficits neurovisuais são sempre significativos, e, no entanto, sua identificação pelo exame oftalmológico padrão seria insuficiente, pois o oftalmologista atual privilegia a acuidade da visão e fatores ligados ao trabalho ocular, além de condições ópticas”, destacou Léo Loureiro.

Descrita em 1983 pela psicóloga Helen Irlen, a síndrome tem como manifestações, além da fotofobia, problemas na resolução da visão espacial, dificuldade na manutenção do foco, estresse visual, alteração na percepção de profundidade e cefaleias. Durante a leitura, segundo pacientes, o brilho ou reflexo do papel branco contra o texto causam irritabilidade, assim como a luz natural ou fluorescente. Possui ainda, a sensação de movimentação das letras.
 

Comentários comentar agora ❯