Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 24/11/2011 17:57

A "insuportável" corrupção e a demora na punição

Essa semana, durante entrevista coletiva à imprensa, o Procurador Geral de Justiça do Estado, Eduardo Tavares, disse que a corrupção em Alagoas é “insuportável”.

Obviamente a declaração repercutiu em todos os setores da sociedade porque, acredito, sinaliza a inarredável determinação de uma das instituições mais respeitadas pelo povo, o Ministério Público, de combater de forma veemente esse mal.

E há muito o povo espera por esse tipo de posicionamento. Há muito o povo espera que as autoridades deem um basta nessa situação vexatória que constrange as Polícias, o Ministério Público e o Poder Judiciário. Uma situação que inferniza a vida das pessoas, dos cidadãos, dos trabalhadores que ganham o pão de cada dia “com o suor de seu rosto”, como manda a Bíblia Sagrada sobre a qual os juramentos de posse dos homens públicos geralmente são feitos.

No caso da nossa tradicional e histórica Penedo  o  Ministério Público já constatou  o uso de notas frias e muitos outros indícios de fraude e irregularidades  com dinheiro público em administrações municipais passadas e, inexplicavelmente, até agora, ninguém foi punido.

As denúncias de irregularidades em prefeitura, câmara de vereadores, organizações não governamentais, fundações e outros tantos operadores do dinheiro público são constantes  e ecoam em todo o estado,  principalmente através da imprensa. È graças aos meios de comunicação, especialmente o rádio, cujo caráter democrático é inquestionável por estar em todos os lugares e servir a todas as pessoas independentemente de sua condição social, intelectual ou mesmo geográfica, que  homens e mulheres , estudantes,  crianças, idosos, trabalhadores, etc... conhecem  seus direitos, escolhem o que vão consumir, analisam seus governantes,  elogia, critica, analisa e julga.

É através dos meios de comunicação que os governantes são submetidos ao exame crítico de sua própria conduta, embora muitos desprezem a imprensa, liberdade de expressão e os direitos de cidadania do povo.

E é por tudo isso que reflito sobre a declaração do Procurador Geral do Estado. Se a corrupção é abundante, como outro dia definiu um promotor, e chegou a um limite “insuportável”, como diz o Procurador, que policiais, promotores, juízes e procuradores investiguem, incansavelmente,  as denúncias desses atos ilícitos das muitas chamadas “autoridades públicas”, assassinas de crianças e violadoras de cidadania.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Alexandre Malta Prezada Martha, A corrupção é realmente insuportável e fica pior aos olhos de quem produz nesse país. A carga tributária que vivemos é insuportável. O Brasil já arrecadou mais de 1,4 trilhão de reais em 2011. É cerca de 40% de tudo que é produzido, isto é, quase metade vai aos cofres públicos.
  • Alexandre Malta Martha, Nossa única esperança no combate à corrupção está na imprensa. Quando a imprensa quer, derruba até presidente. O problema é que convivemos com alguns veículos tendenciosos, que, por exemplo, noticiam "dinheiro em cuecas e meias" e nada acontece. A imprensa está deixando de ser a voz do pov
  • Antonio Carlos Discordo do Alexandre. A imprensa continua sim sendo a voz do povo e ai do povo se não fosse a imprensa. Na cueca, na meia, no exterior, na compra de fazendas, apartamentos, mansões, carrões ou lanchas, não importa. Não é a imprensa quem tem o dever de apurar e punir o roubo do dinheiro público
  • lembrança recente Bela materia marta, realmete a impunidade e demora para julgar esses corruptos são enormes, por isso me lembrei do seu amigo e ex. prefeito marcius beltrão, e o seu tiu joão beltrão quem espelhâo bem essa materia, mais uma vez parabêns!
  • glebson bispo franco marta este negocio de corrupção só ibope mais na verdade nada acontece de verdade, é por isso que não gosto de ouvir estes blablabla, pois só da raiva nada acontece. o toledo só fala em competencia ai esta a competencia dele e nenhuma justiça faz nada com tantas notas fria, pra que mais ???
  • antonia a safadeza começou em porto real,o 13º salário dos professores não será pago pelo atual prefeito,sendo que ele teve dinheiro pra pagar o pessoal da administração,e da saúde,agora os professores que trabalhem até o dia 23,pra sequer receber o que tem direito.