Martha Martyres

Martha Martyres

Radialista, diretora da rádio Penedo FM, âncora do jornalismo no Programa Lance Livre

Postado em 16/07/2009 10:25

Preconceito na Adoção

O Senado aprovou ontem a Lei Nacional de Adoção. O texto estabelece o conceito de "família extensa", ou seja, aprimora os mecanismos de prevenção do afastamento do convívio familiar, esgotando essa possibilidade antes da adoção e incluindo a chance de a criança ficar com parentes próximos com os quais convive ou mantém vínculos afetivos, como avós, tios e primos.

O projeto determina ainda a redução do tempo de permanência dos menores nos abrigos, que deverá ser, no máximo, de dois anos e, preferencialmente, em endereço próximo ao da família. Prevê também a desburocratização do processo de adoção, unificando as regras em todo o País e estimulando a procura por menores comumente rejeitados, como aqueles que possuem algum tipo de deficiência ou os que já não são bebês.

No Brasil, segundo as pesquisas divulgadas por entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças, os abrigos estão cheios de crianças maiores de 5 anos e negras. É muito difícil encontrar casais ou famílias que queiram adotar essas crianças. Normalmente os candidatos à adoção preferem bebês brancos.

Brasil, o país da diversidade. Desde que a diversidade não esteja dentro de sua casa!
 

Comentários comentar agora ❯

  • berthovanny fon arquiteto concursado mat.2564 crea 5397 bom dia Marta Venho esclarecer que o projeto arquitetônico do CEFET nao foi desenvolvido pelos Engenheiros e Arquitetos concursados do DEPRO(Departamento de projeto do Municipio de Penedo). O projeto arquitetônico inicial foi desenvolvido por um escritorio de arquitetura de Maceió nao sendo aprovado pela equipe tecnica do CEFET , e posteriormente redirecionado para uma equipe do Rio Grande do Norte. O DEPRO nao tem responsabilidade nenhuma pela confeção do projeto arquitetônico, uma vez que o mesmo nao foi desenvolvido por este departarmento. Qualquer esclarecimento pode entrar em contato com a nossa equipe tecnica. Atenciosamente Berthovanny fon ARQUITETO MAT. 2564 CREA 5397-D/AL
  • hJrGMrCX Ya learn sotmeihng new everyday. It\'s true I guess!