Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Olhar do Turismo – Por Fabrício Vasconcelos

Um convite ao lazer, cultura e informação

Postado em 04/11/2020 08:00

Há um tesouro escondido no Baixo São Francisco

Foto: acervo ONG Canoa de Tolda
Há um tesouro escondido no Baixo São Francisco
Vida ribeirinha

"O rio que nos separa é o mesmo que nos une". Esta frase que escutei nos tempos de estágio universitário, na ONG Canoa de Tolda, serve de inspiração para tratar de um assunto de valor, porém, com pouco destaque, que é a força do Baixo São Francisco no turismo.


Esta região oferece uma experiência enriquecedora e inesquecível para turistas e visitantes. Isto é tão real que o próprio Dom Pedro II, em sua visita a Alagoas, chegou a dizer:


“O local é muito bonito e creio que deveria estar aqui a capital da província.” 

Foto: arquivo / Estátua de Dom Pedro II, em Penedo-AL

 

Fazendo referência à cidade de Penedo, que até os dias atuais é uma das principais cidades históricas do Brasil, mantendo vivo seu passado na arquitetura e acervos patrimoniais preservados.

Nessas circunstâncias, vale lembrar que o potencial do Baixo São Francisco envolve uma série de patrimônios distribuídos nas várias formas de cultura, sendo elas nas tradições populares, lendas do rio, no artesanato e na culinária típica do ribeirinho.

 

Foto: acervo ONG Canoa de Tolda / cotidiano de algumas comunidades

 

Belezas ambientais também fazem parte das particularidades dessa região que promovem um encanto além da imaginação.

São tantas coisas maravilhosas que seria necessário muitas horas de pesquisas para apresentar o conteúdo e, como consequência, acabaria perdendo o foco do assunto em questão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: acervo ONG Canoa de Tolda / Uma bela Canoa de Tolda

 

Contudo, todo esse potencial é um tesouro que perdeu espaço ao longo dos anos. A região litorânea e do sertão de Alagoas assumiram o papel principal. Do lado de Sergipe, o turismo se concentra na capital Aracaju e nas cidades de Canidé do São Francisco e São Cristóvão. Na contramão do Baixo São Francisco, estes lugares se desenvolvem de forma extraordinária no turismo, recebendo grande fluxo de turistas e visitantes.


Isso não significa que os nossos passeios são menos importantes. Nossos atrativos turísticos são imperdíveis e inigualáveis. Pois, nós temos a FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO, um carro de luxo que precisa de gasolina para percorrer as cidades ribeirinhas promovendo prosperidade e desenvolvimento turístico sustentável.

 

Foto: acervo ONG Canoa de Tolda / Foz do Rio São Francisco

 

Dessa forma, lembra-se de uma música que diz: "tudo que é bonito é pra se mostrar". Se assim for, tomando-se os devidos cuidados de promoção do destino através do marketing turístico, a região do Baixo São Francisco teria seu lugar na vitrine dos destinos turísticos brasileiros mais desejados. O que é um sonho possível de se alcançar.

 

Foto: acervo ONG Canoa de Tolda / Simplicidade e natureza

 

Há quem diga que a realização do desejo começa na imaginação.

 

A Mais Tour - Agência de Viagens e Turismo preparou um site com opções de passeio na região do Baixo São Francisco. Clique no link e veja as opções de lazer, cultura e diversão: https://www.maistour.com.br/

 

Comentários comentar agora ❯