Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 11/01/2022 23:35

Em respeito a vida, condutor respeite o Ciclista

Google
Em respeito a vida, condutor respeite o Ciclista
Em uma bicicleta vai uma vida, respeite!

O respeito deve ser a principal palavra e ato quando se trata de trânsito, pois no Brasil existem mais de 70 milhões de ciclistas, e a famosa “bike” deve ganhar cada vez mais adeptos devido à qualidade de vida,outro fator é o aumento do combustível que cada vez está levando a pessoas usarem a bicicleta como meio de transporte.Além de se apresentar como uma solução mais econômica, pedalar também é um exercício e sua prática faz bem à saúde.Mas muito ciclistas precisam redobrar sua atenção, pois são expostos a riscos de colisão direta com outros veículos, essa mesma atenção deve ser válida para os condutores no respeito do espaço do ciclista.

O Código de Trânsito Brasileiro determina que o motorista deve ultrapassar um ciclista preservando o espaço mínimo de 1,50 metro, como também é necessária a redução da velocidade do veículo, Art. 201 (CTB). A mesma legislação também prevê alguns deveres que todo ciclista deve tomar para uma melhor convivência, como equipamentos de sinalização noturna, espelho retrovisor, capacete, luvas e campainha. A circulação nas calçadas só pode ser realizada com a devida autorização e sinalização do poder público.Outro ponto é a demonstração de manobras radicais, essas são proibidas ao condutor, que deve segurar o guidão sempre com as duas mãos e não transportar carga que seja incompatível com a bicicleta.

As regras estipuladas pelo CTB são importantíssimas, mas deve sempre ser indispensável o uso do bom senso entre os condutores de qualquer veículo. Assim o exercício da cidadania será ofertado a todos, tornando o trânsito mais pacifico e menos violento. Essa atitude deve partir de cada um, guiando com responsabilidade e respeito a vida do próximo. Em uma bicicleta vai uma vida, respeite!

 

  

Comentários comentar agora ❯

  • Nzete ???????????????????????????????? Direitos e deveres ????????????????????????????????
  • Rosely Excelente matéria parabéns William.