Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 07/12/2021 23:32

Ampliação do Prouni contempla alunos de escolas particulares em todo país

Google
Ampliação do Prouni contempla alunos de escolas particulares em todo país
Programa visa ampliar bolsas para alunos de escolas particulares.

O Programa Universidade para Todos (Prouni), concede descontos de 50% ou 100% nas mensalidades de faculdades privadas, com regra primordial para aqueles que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa regra até então vigente, além de critérios de renda, também tem como exigência que o candidato tenha estudado durante os três anos do ensino médio em escolas públicas ou bolsista integral em escolas particulares.

Em decisão, o presidente Jair Bolsonaro, liberou o acesso ao programa para alunos que cursaram o ensino médio em colégios particulares, não sendo bolsistas integrais. Diante desta ampliação do público-alvo, muitas associações de universidades privadas comemoram a decisão e afirmam que ela irá colaborar para aumentar o número de alunos nas universidades e por consequência diminuir o número de vagas ociosas. Muitos especialistas e entidades passaram a debater essa decisão, pois ela pode ampliar o índice de desigualdade educacional no Brasil.

“O que acontece é: se você deixa só o aluno de escola pública participar do Prouni, está restringindo universo potencial de ingressantes”, afirma Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp. Especialistas em educação temem que haja maior exclusão dos mais pobres, que de acordo com o Censo da Educação Básica 2020, apenas 12,26% dos matriculados no ensino médio brasileiro estão em escolas privadas. Com essa decisão, especialistas defendem que deve acontecer um melhor estudo, assim poderá direcionar melhor as decisões que mudarão a educação do futuro em nosso país.


 

Comentários comentar agora ❯