#EuEnjoeiDeSerGorda - Por Alexa Farias

#EuEnjoeiDeSerGorda - Por Alexa Farias

Dicas e receitas de como emagrecer e manter a forma!

Postado em 22/06/2017 16:19

Sedentarismo, corra dessa cilada!

Hoje eu estreio no BLOG a tag #NotaDoEspecialista para que vocês tenham o respaldo de profissionais qualificados. Amo escrever pra vocês e amo mais ainda quando eu tenho a certeza de que o conhecimento que passo à frente é de qualidade.  Por isso, todas às sextas vocês terão uma breve explicação desse mundo ‘fitness’ tão falado, mas vamos chama-lo de nosso mundo saudável!? Bem melhor assim!

Sem mais, apresento-lhes a querida Mariana Soares, personal trainer, professora licenciada em educação física pela faculdade Monte Negro, de Ibicaraí-BA, e sua visão do sedentarismo: “Como o conforto e praticidade nos tempos atuais podem te levar a uma vida sedentária, sem que você nem se dê conta. Você sabia que o sedentarismo é considerado a doença do século? Te darei dicas simples para não cair nessa cilada e ter uma vida mais saudável e até mais divertida.

O que é sedentarismo e os hábitos que te levam a esse mal?

Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas. É considerado a doença do século. Isso por conta dos hábitos práticos dos dias de hoje. Quem não conhece alguém que tira seu carro ou moto da garagem pra ir na padaria da esquina? E as tecnologias: escadas rolantes, elevadores, horas dentro do carro, horas esparramados no sofá com controle remoto na mão, celular na outra pra ligar pra pizzaria, crianças que não sabem pular corda, pular amarelinha, brincar de pega pega; por que muitas vezes seus pais entregam celulares ou videogames para que eles fiquem quietos, para que não façam barulho .... Isso faz parte do seu cotidiano? Pois bem, veja os prejuízos que você pode ter:

Consequências

Doenças crônico-degenerativas como: hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, osteoporose, depressão .... geralmente revelam-se, a partir dos quarenta anos de idade. Porém sua sedimentação ocorre desde a infância. Já ouviram aquele ditado popular que diz ”A gente colhe o que se planta”? É bem assim para garantir uma vida duradoura e com qualidade, quanto antes começarmos ter hábitos saudáveis melhor.... e digo mais, o risco de enfarte é em média 54% maior em pessoas sedentárias e o derrame cerebral, 50% maior; sem falar que o sedentarismo causa hipotrofia muscular (perda da massa muscular) e como já citei, causa também obesidade, desse modo empurra a auto- estima lá pra baixo. Se você se encontra nessa situação ou conhece alguém. Lá vão algumas dicas para que vocês possam ser ATIVOS E FELIZES:

1º Vá a pé: Precisa ir ao mercado, padaria, na casa da amiga? Então ande, desça do ônibus dois pontos antes do seu destino; aproveite pra caminhar com o seu cão, com as amigas (os), com o namorado(a), esposo(a) olhando as coisas a sua volta, observando as pessoas, cumprimentando-as.

2° Corra: tire um tempinho pra brincar com seus filhos, ensine as brincadeiras da sua infância, aquelas que te fizeram tão felizes; aposte corridas nas escadas. O prêmio pro vencedor só não pode ser guloseimas! Rsrs.

3º Cozinhe, organize, limpe a casa: Você pode fazer isso ouvindo seu cantor preferido e dançando. por que não?

4º Procure uma atividade física que te dê prazer: Gosta de dançar? Então dance! Na academia ou em casa não importa apenas dance; gosta de bater uma bolinha com os amigos , vôlei , pedalar? Caminhar na praia sentindo a brisa do mar? Então, mãos à obra!                         

Siga minhas dicas e tenha certeza, que além de ganhar em qualidade de vida, você melhorará sua auto estima, confiança e estará preparada (o) para as adversidades do dia a dia. Como disse o filósofo romano Juvenal:              “ mente sã, corpo são"."

Publicidade

Comentários comentar agora ❯