01 Novembro 2021 - 06:00

Encontro nacional de Salas Verdes tem Sergipe como anfitrião

Governo de Sergipe
Mais de cem participantes de todo o país debateram educação ambiental

Hoje, o meio ambiente está em pauta nacional na Superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), no encontro de Salas Verdes 2021, de todo o Brasil. O evento ocorreu de forma virtual e teve Sergipe como anfitrião, com a participação de mais de cem gestores de todo o país para falar de educação ambiental e conscientização ecológica. O encontro foi aberto pelo Superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha.

O projeto Sala Verde é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), desenvolvida desde 2003 como resposta a contínua demanda por informações socioambientais, produzidas pelo MMA. Ele tem como ferramenta a divulgação e a difusão de publicações sobre temas socioambientais, com suas várias potencialidades: ambientais, culturais sociais, informacionais, pesquisa, comunicação e articulação. O encontro teve como público alvo os técnicos vinculados à questão socioambiental, interessados na área de Educação Ambiental; Organizações não Governamentais, comunidade em geral e profissionais ligados à educação, além da comunidade escolar.

Segundo o superintendente da Serhma, o Sala verde é um espaço definido vinculado a uma instituição pública ou privada que poderá se dedicar a projetos, ações e programas educacionais voltado a questão ambiental. “Atualmente temos oito salas verdes em Sergipe, o Sala Verde da Barra; Carmópolis; Rainha dos Tabuleiros; Pantanal; São Cristovão; Universidade Federal de Sergipe; Serrana; Agroecológica. E, em breve, com apoio da coordenadora de Educação Ambiental e Relações Sociais, Isabelle Blengini, estaremos inaugurando uma sala verde aqui na Sedurbs/Serhma”, ressaltou.

Esse projeto faz parte dos que estão inseridos no Plano de Ação de Educação Ambiental do Estado de Sergipe. “Nosso objetivo é a formulação e execução de políticas públicas no âmbito da Educação Ambiental no Estado. O objetivo do Projeto Sala Verde da Serhma/Sedurbs é criar um Centro Coordenador de Referência em Educação Ambiental, não formal para as Salas Verdes no Estado de Sergipe, dedicado a apoiar esses espaços socioambientais e funcionam como potenciais Centros de informação e formação ambiental, estimulando assim, a discussão crítica e a organização social, visando formar cidadãos empoderados, participativos e comprometidos com a construção de uma sociedade sustentável”, explicou Isabelle Blengini.  

por Governo de Sergipe

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.