Skip to content

Edital de Obras Literárias beneficia escritores sergipanos

  • Home
  • Sergipe
  • Edital de Obras Literárias beneficia escritores sergipanos

Edital de Obras Literárias beneficia escritores sergipanos

A realização de um sonho. Esta é a frase que define o sentimento dos contemplados com o Edital de Obras Literárias, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e que anunciou seus vencedores na última terça-feira, 26.

O projeto é uma ação da Secult em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e a Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) – que se tornou possível graças a um acordo de cooperação técnica, assinado entre as três instituições do Governo – com o objetivo fomentar a cadeia produtiva do livro e da leitura em Sergipe.

A primeira ação do projeto foi o Edital de Obras Literárias, aberto no mês de março, que garantirá o apoio para o lançamento e publicação de cinco obras contempladas, além do incentivo a circulação e formação de novos leitores, propondo para Sergipe uma nova política cultural no âmbito do editorial. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, parabenizou os vencedores e defendeu que outros editais como este serão realizados pelo Governo do Estado, a fim de garantir uma grande produção e circulação literária em Sergipe.

“Os cinco contemplados estão de parabéns pelo profissionalismo e competência nas obras escritas. Acredito que a comissão julgadora fez um ótimo trabalho, escolhendo obras de alta relevância para a literatura sergipana. Estamos muito felizes e vamos trabalhar para publicar estas obras o quanto antes e realizar inúmeros outros editais, que beneficiarão os escritores sergipanos da nova geração”, assegurou.

Reconhecimento

Entre os contemplados, o sentimento de contentamento era unânime. Em suas palavras, era possível perceber a emoção em estar publicando um livro – para a maioria, o primeiro da carreira – como é o caso do professor de matemática Avelar Araujo Júnior, que se dedica, nas horas vagas, à literatura e ao estudo da cultura popular.

Avelar foi o ganhador na categoria técnica científica, vencendo o prêmio ‘João Ribeiro com’ uma obra que estuda e apresenta as tradições do povo Xocó. Intitulada ‘Terra Xocó: um espaço como expressão de um povo’, o livro fala sobre os territórios da terra indígena e como eles vivem nos dias de hoje. “Estou imensamente feliz por ter sido contemplado com este edital tão importante e por ser, a partir de agora, a voz daquela comunidade, e mostrar através das minhas palavras o que eles têm de positivo para a sociedade e o que se pode aprender com eles. Percebo que, a partir de hoje, posso ser um canal de interlocução entre o povo xocó e a sociedade”, comemorou.

Outro escritor que estava muito emocionado com a premiação foi o também ator Ivilmar Gonçalves, da cidade de Lagarto, que venceu na categoria ‘Poesia’ com o livro ‘Caderno de Exercícios’. Ivilmar é um dos atores mais renomados da nova geração, e tem uma passagem por importantes concursos literários, a exemplo do Prêmio Banese de Literatura, realizado em 2006, e de diversos concursos de poesia, como os de Japaratuba, Estância, Propriá e Penedo (AL).

“Vencer este prêmio é a realização de um sonho, que alimento há cerca de seis anos. O sonho de publicar um livro com as minhas mais belas poesias. Acredito que este edital tem uma importância muito grande, pois são livros de autores sergipanos, muitos deles que ainda não tiveram oportunidade de divulgar seu trabalho. Prêmios como este só nos estimulam a termos uma produção regular e de qualidade”, salientou.

Já o vencedor da categoria ‘Crônica’, Antônio Francisco, mais conhecido como Zeca Olho Grande, foi premiado com a obra “Minha querida Aracaju aflita”, que trata do dia-a-dia da capital sergipana, com seus pequenos percalços e necessidades. O autor defende que produz crônicas críticas sobre esta cidade por amá-la incondicionalmente e querer o melhor sempre para ela. “Apesar de ser de Itabaiana, me sinto um aracajuano nato, e estou muito feliz em ter sido premiado com esta iniciativa tão grandiosa. Acredito que trabalhos como este têm um valor especial, pois incentiva pessoas que possuem material inédito, a buscar seu lugar no cenário literário do Estado, bem como a divulgação destes trabalhos”, festejou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também