Skip to content

MPE ajuiza ACP para regularizar pagamento de salários de funcionários do Município de Pacatuba

  • Home
  • Sergipe
  • MPE ajuiza ACP para regularizar pagamento de salários de funcionários do Município de Pacatuba

MPE ajuiza ACP para regularizar pagamento de salários de funcionários do Município de Pacatuba

Segundo reclamações feitas pelo Sindicatos dos Servidores da Educação – SINTESE e do Município de Pacatuba – SINDPACATUBA, é fato público e notório, que o Município de Pacatuba não vem pagando pontualmente o salário dos servidores públicos.

Por conta disso, os servidores municipais efetivos, contratados e comissionados e suas famílias estão, há mais de três meses, passando por sérias dificuldades.

O MPE, através da Promotoria de Justiça de Pacatuba, capitaneada pelo Promotor de Justiça Dr. Edyleno Ítalo Santos Sodré, realizou Audiência Pública e entregou Recomendação à Prefeita e à Procuradoria do Município, para que fosse feito o pagamento dos trabalhadores, na forma legal.

Como não houve o cumprimento, a Recomendação foi convertida em Procedimento Preparatório de Inquérito Civil que embasou o ajuizamento de Ação Civil Pública – ACP com pedido de Liminar.

Na ACP a Promotoria requer o bloqueio judicial das verbas do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, das verbas do Fundo de Manutenção da Educação Básica – FUNDEM e do Fundo de Saúde – FUS, repassadas mensalmente ao referido Município, para que haja o pagamento dos funcionários públicos, inclusive os que, por determinação legal, devem resultar do repasse de destinação específica – saúde e educação, até o quinto dia útil do mês seguinte.

Como o salário é de natureza alimentar, ou seja, de urgência, foi requerida em Liminar, a aplicação de multa pessoal no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por cada dia de atraso.

“Como representante do MPE sinto-me compelido a agir para que a situação não perdure em Pacatuba” disse Dr. Edyleno Ítalo. “O atraso nas verbas alimentares é ilegal, fere as normas jurídicas preceituadas na Lei e na própria Constituição Federal e cria uma situação desumana para os trabalhadores e seus familiares”, completou.

O Promotor entende que o salário é uma garantia social e tem todo um sistema de proteção constitucional. Por isso seu pagamento deve ser diferenciado em relação a outras despesas públicas. ” Os servidores públicos são vinculados à Administração Pública Municipal e, o efetivo pagamento de seus salários, assume importância também sob outro ângulo: a garantia da correta gestão do dinheiro Público”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também