Skip to content

Emsetur acompanha política de segurança para turistas

  • Home
  • Sergipe
  • Emsetur acompanha política de segurança para turistas

Emsetur acompanha política de segurança para turistas

Apenas este ano, a segurança pública sergipana recebeu um investimento de quase R$ 13 milhões. Este montante foi injetado em diversos projetos em todo o Estado, além de fortalecer o orçamento da segurança nos pontos turísticos. Aracaju, por exemplo, conta hoje com duas delegacias que funcionam 24 horas ininterruptamente em prol do turista e estão estrategicamente localizadas na orla de Atalaia: a Delegacia de Turismo e a Companhia de Policiamento Turístico (CPTur). As duas instituições têm como objetivo o pronto atendimento àqueles que buscam Sergipe como opção turística.

Segundo o delegado Gilberto Passos, a Delegacia de Turismo está aberta em tempo integral para um rápido atendimento ao turista. “A nossa função primeira é garantir ao turista maior comodidade para que ele não precise se deslocar até a plantonista para prestar o seu boletim de ocorrência. Aqui temos funcionado verdadeiramente como base de informações. Temos um número muito reduzido de ocorrências”, pontua o delegado.

Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe ganhou reforço. Dos investimentos nessa área pode-se destacar a compra de veículos, equipamentos, incorporação de novos integrantes, etc. A aquisição de novas viaturas amplia a capacidade operacional de combate a incêndios em 45% em relação à antiga frota. Botes infláveis com motor de popa de 40 hp, e a locação de duas picapes 4×4 para o trabalho de prevenção dos Guarda-Vidas nas praias do litoral sergipano e estuários garantem melhor atendimento aos banhistas e, para as situações de afogamento, já estão sendo licitados a aquisição de três jet skis.

Para o sargento Dória, responsável pelo ponto base localizado na Orla de Atalaia, o trabalho de prevenção e informação tem fundamentado o trabalho dos bombeiros militares de Sergipe. “Muitos turistas comparecem aqui em busca de informações a respeito da cidade, das praias e pontos turísticos. Nós aproveitamos e informamos a estas pessoas sobre locais perigosos para o banho”, informa.

Sem contar com os equipamentos que estão em processo de preparação para a compra. São mais cinco viaturas de salvamento, cinco picapes e três caminhões plataforma, similares aos utilizados pela companhia de energia elétrica, que darão suporte ao combate a incêndios de menor proporção, além de terem mais mobilidade que os caminhões de grande porte.

Na areia

E não dá para se descuidar na beira da praia, de acordo com a Polícia Militar, o policiamento ostensivo desenvolvido na faixa de areia das praias que banham a capital Aracaju – sob a responsabilidade da CPTur – receberam quatro quadriciclos de 250 cilindradas, além de equipamentos de informática entregues pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) através de convênio com o Ministério do Turismo.

A CPTur conta atualmente com 81 policiais militares e é responsável pelo policiamento da Coroa do Meio, da Praia de Atalaia até o Mosqueiro, e da região banhada pelas praias em Aracaju. Com a aquisição dos novos veículos, a unidade vai atuar em três modalidades de policiamento: o patrulhamento com viaturas, o ciclo patrulhamento e agora o policiamento ostensivo utilizando quadriciclos.

“Somos elogiados por nossa atuação aqui na Orla. Os turistas gostam do nosso serviço, dizem que nós atendemos rápido. Isso é fruto de um trabalho que desenvolvemos, nossos homens estão sempre em locais estratégicos como: Oceanário, Farol, Passarela do Caranguejo e Praça de Eventos, garantindo o policiamento ostensivo da região onde encontramos a maior parcela de turistas do Estado”, afirma o sargento Washington da CPTur.

Operação Turista Seguro

Ainda este ano os visitantes irão contar com a chamada ‘Operação Turista Seguro’, que terá início no dia 1º de dezembro e prossegue até 28 de fevereiro de 2011. Este é o período de maior fluxo turístico o Estado devido à alta-estação.

A Operação é uma iniciativa da Polícia Militar de Sergipe em parceria com a Emsetur e prevê a colocação de viaturas em pontos estratégicos próximos a estabelecimentos hoteleiros utilização de sistemas de blitz com cones nas vias, rondas e abordagens de suspeitos que transitam nas vias das regiões; reativação de quadriciclos e vôos noturnos por meio da ação da 5ª Companhia de Policiamento Turístico. A Emsetur será a responsável em confeccionar folders informativos e sinalizações indicativas da sede da CPTur.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também