27 Outubro 2010 - 12:09

Cultura de coco em Sergipe é apresentada em conferência na Índia

Web
Cultivo de coco em Sergipe é apresentado em conferência internacional

As pesquisadoras Regina Bernd e Semíramis Ramos, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), representam a Embrapa na Conferência Internacional sobre Diversidade do Coco para a Prosperidade, que teve início na segunda-feira, 25, e se estende até a sexta, 29, em Kasargod, Índida.

Promovido pelo Central Plantation Crops Research Institute (CPCRI), órgão do governo indiano responsável pela pesquisa agropecuária, o evento terá ao todo 11 sessões técnicas que abrangem diversos aspectos da cultura do coco. Quatro workshops completam a programação, além de uma feira agrícola para exibição de produtos e tecnologias.

O principal objetivo da conferência é servir como uma plataforma para o intercâmbio e disseminação de conhecimentos entre os vários atores envolvidos na produção de coco. De acordo com as pesquisadoras, a conferência está sendo muito proveitosa. “É mais uma boa oportunidade de contato com os pesquisadores e suas linhas de trabalho e trocar informações importantes sobre o tema”, disse Semíramis, que já participou de outros eventos internacionais sobre coco.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atua há 35 anos com pesquisa agropecuária, e tem na cultura do coco uma de suas mais tradicionais e importantes linhas de pesquisa.

Com sua sede transferida para Aracaju em 1993, tem suas origens nas antigas Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual de Quissamã – UEPAE de Quissamã, criada em 1975, UEPAE de Aracaju, transferida para a capital em 1978, e Centro Nacional de Pesquisa de Coco – CNPCo, de 1985.

Atualmente, a Unidade tem 11 pesquisadores atuando em diversas linhas ligadas à cultura do coco. Para garantir a qualidade genética e prevenir riscos de extinção de espécies, a Embrapa Tabuleiros Costeiros mantém um Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de coco no campo experimental Reserva do Caju, em Itaporanga D’Ajuda, no litoral sul sergipano.
 

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯