27 Junho 2022 - 10:09

Forró Caju 2022: câmeras com reconhecimento facial contribuem para a diminuição de delitos

Rogério César
Diariamente, cinco guardiões fazem o acompanhamento em tempo real

Com o propósito de garantir a segurança das milhares de pessoas que comparecem diariamente ao Forró Caju 2022, a Prefeitura de Aracaju ampliou a cobertura do monitoramento eletrônico da praça Hilton Lopes. Ao todo, 46 câmeras fixas e móveis de alta definição são operadas, através da unidade de videomonitoramento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Diariamente, cinco guardiões fazem esse acompanhamento em tempo real, desde a abertura dos portões, até a dispersão do público.

Neste ano, em especial, com a introdução da tecnologia de reconhecimento facial, espera-se que a festa seja ainda mais segura do que em anos anteriores. Estrategicamente instaladas nos portões de acesso à festa, as imagens estão sendo armazenadas num banco de dados que poderá ser acessado, caso haja a necessidade de se identificar algum indivíduo suspeito do cometimento de qualquer tipo de delito de maior gravidade.

Dados dos primeiros três dias da festa apontam para uma redução nos casos de flagrantes de crimes na área interna da arena do forró. Até o momento, houve um decréscimo de cerca de 70% no número de ocorrências atendidas pela GMA, além da redução de 47% no número de pessoas conduzidas à delegacia, queda de 87% no número de armas brancas apreendidas durante as revistas, além de uma queda acentuada no número de pessoas apreendidas portando algum tipo de droga ilícita. Mesmo com o aumento do efetivo de guardiões alocados no Forró Caju, a incidência de crimes tem diminuído.

“O Forró Caju está sendo um sucesso em termos de segurança. Já passamos da metade dos dias de evento e registramos pouquíssimas ocorrências relacionadas a brigas, furtos e roubos. Estamos com um aparato de segurança que, acreditamos, está inibindo pessoas mal-intencionadas de irem ao evento. Muito disso, por conta da divulgação em larga escala acerca de todo o esquema de segurança montado. Porém, ainda temos mais três dias de festa e a expectativa é de que, no dia 29, tenhamos um recorde de público, desta forma, estamos focados e atentos para manter esse clima de segurança até o último dia”, afirma o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Sílvio Prado.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, detalha como o sistema está sendo operacionalizado, confirmando a eficácia da ferramenta já nos primeiros dias de festa.

“Contamos com seis câmeras com a tecnologia do reconhecimento facial instaladas nas principais entradas, de forma a criar um banco de dados com imagens de todas as pessoas que passarem pelo evento nesses seis dias de festa. Caso ocorra algum tipo de incidente, poderemos fazer a comparação com o banco de dados da secretaria de estado da segurança pública, a fim de averiguar possíveis mandados de prisão em aberto ou outras situações similares", explica o diretor-geral da GMA.

Ainda conforme o subinsptor, "essa tecnologia está contribuindo bastante porque tem inibido a presença no evento de pessoas que têm algum tipo de pendência junto à justiça, por receio de serem identificadas junto ao sistema. Instalamos banners informando sobre esse monitoramento e divulgamos amplamente na imprensa, de forma que temos percebido que muitas pessoas que em anos anteriores vinham para a festa a fim de cometer delitos não têm vindo este ano com receio de serem identificadas e penalizadas”, enfatiza Fernando Mendonça. 

por Agência Aracaju

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.