26 Junho 2020 - 22:53

Prefeitura amplia canais de serviços e agendamento de consultas por meio de 0800

Desde o início da propagação da covid-19 na capital, a Prefeitura de Aracaju vem atuando de maneira a readequar a oferta de diversos serviços à população, sempre visando à prevenção. Dessa forma, os atendimentos realizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também sofreram adaptações e novos serviços foram criados e são de fácil acesso, por meio do 0800 729 3534.

Inicialmente, o número foi disponibilizado apenas para o serviço MonitorAju, que como o nome sugere, monitora os casos suspeitos e confirmados de covid-19 em Aracaju.

“Já fizemos o acolhimento de mais de 24 mil aracajuanos, seja para sanar dúvidas, monitorar usuários que relataram sintomas de síndrome gripal; monitorar os casos confirmados e seus comunicantes diretos. Hoje, estamos monitorando 2.547 pessoas, ligando diariamente para saber a evolução do quadro de saúde, contando do início dos sintomas aos 14 dias, que é o preconizado para o isolamento domiciliar”, descreve a coordenadora do MonitorAju, Cynthia Rocha.

Diante da boa aceitação do serviço pelo 0800, outros foram adicionados, entre eles o de Apoio Psicológico, desenvolvido pela Rede de Atenção Psicossocial (Reaps/SMS). O atendimento acontece de segunda a sexta e aos sábados pelo 3304 3599, sempre das 8h às 20h. Ao ligar, o usuário tem sua chamada repassada para um dos 20 psicólogos que compõem a Reaps, dentre profissionais da SMS e residentes da UFS.

"A ligação é gratuita e aberta a toda a população aracajuana. Qualquer pessoa pode ligar. Caso seja um caso que demande atendimento de urgência ou presencial, a pessoa é encaminhada ao Centro de Atenção Psicossocial de referência ou a urgência mental do hospital São José", orienta a coordenadora do Serviço de Apoio Psicológico, Chenya Coutinho.

por Secom - Aracaju

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