26 Abril 2017 - 09:46

Projeto sobre Direitos Humanos que beneficia escolas estaduais é lançado em Dores

O Projeto João Cidadão, que pretende divulgar um conteúdo informativo, em forma de cartilha, sobre os direitos fundamentais em escolas públicas de todo estado, será lançando nesta quarta-feira, 26, às 08h30, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município de Nossa Senhora das Dores. A iniciativa promove a interação entre as unidades de ensino da redes estadual com o Ministério Público (MP). As ações serão realizadas em 129 escolas de ensino fundamental maior - 8º a 9° ano - e 1ª série do Ensino Médio.

Os eixos temáticos serão discutidos com os coordenadores pedagógicos da unidade de ensino e professores. A cartilha tem um roteiro específico que orienta ações e os conteúdos a serem abordados dentro da sala de aula. Além da cartilha, estão disponíveis vídeos e jingles que podem auxiliar o roteiro de trabalho nas escolas.

O evento reunirá promotores de Justiça do Centro de Apoio dos Direitos da Educação/MP/SE, diretores de departamentos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e secretários municipais de Educação dos municípios de Cumbe, Graccho Cardoso, Divina Pastora Dores e Siriri.

“O projeto é muito importante para os alunos da rede estadual, pois visa executar ações que estimulam o reconhecimento e exercício dos direitos e deveres de cada pessoa”, disse o diretor da Diretoria Regional de Educação 5, o professor Ibernon Alves. De acordo com ele, a cartilha elaborada pelo Ministério Público será distribuída para os alunos de todas as unidades escolares circunscritas à Diretoria Regional de Educação.

Calendário

Nos cinco primeiros municípios beneficiados: Dores, Cumbe, Graccho Cardoso, Divina Pastora e Siriri, o número de matrícula no Fundamental Maior atinge 1.237 alunos; e no Ensino Médio, 1.627 alunos. Um total de 2.864 alunos matriculados.

A partir da parceria firmada entre o MP de Sergipe e a Seed em Sergipe, o projeto João Cidadão contará com o envolvimento de 129 unidades de ensino da rede estadual. No dia 18 deste mês, o projeto foi lançado na DRE 2, em Lagarto; no dia 20, na DRE 4, em Japaratuba; no dia 03 de maio será lançado na DRE 6, em Propriá e no dia 05, na DRE 9, em Nossa Senhora da Glória.

Cartilha

A cartilha do projeto “João Cidadão” foi lançada na sede do Ministério Público de Sergipe no último dia 10 de abril, durante solenidade que discutiu a importância dos Direitos Humanos. Durante o evento, além de palestras e discussões relativas a importância dos Direitos Humanos, o público assistiu às apresentações culturais sobre a cartilha "João Cidadão: Um Jeito Simples de Entender Seus Direitos”, com os alunos do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria e do Grupo Musical União Filarmônica Dom José Palmeira Lessa, formado por crianças da Comunidade Pau Ferro. 

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯