23 Agosto 2019 - 22:46

População que utiliza bicicleta como principal transporte aprova recuperação das ciclovias

Anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira na última segunda-feira, dia 19, o Plano de Recuperação das Ciclovias de Aracaju contempla as pistas mais deterioradas de cinco corredores de maior fluxo da cidade. Além de melhorar a mobilidade urbana da capital sergipana, o projeto vai beneficiar, sobretudo, aqueles que utilizam a bicicleta como o seu principal meio de transporte.

O empacotador Gilmar Ferreira passa todos os dias pela avenida Tancredo Neves para ir e voltar do trabalho. Ele percorre cerca de 15 quilômetros, somente no trajeto de ida, saindo do povoado Tijuquinha, em São Cristóvão, até o bairro Inácio Barbosa, já em Aracaju. Para ele, a reforma na ciclovia será de grande valia. “Não ando de ônibus, por isso, meu transporte é a bicicleta. Acho muito bom que a ciclovia seja reformada porque vai facilitar o caminho. Para quem precisa usar a bicicleta é vantagem”, afirmou.

Assim como Gilmar, o servente José Roberto Divino é outro trabalhador que depende da bicicleta para se deslocar em Aracaju. Há aproximadamente quatro anos, ele transita pela Tancredo Neves para chegar até as proximidades do Parque dos Cajueiros, sempre fazendo o mesmo trajeto. “Eu não tenho problemas com a ciclovia na parte em que eu passo, mas, a reforma vai melhorar ainda mais. Acho que vai ficar muito bom e pode até fazer com que mais pessoas usem a ciclovia”, considerou.

Funcionário de uma fábrica de gesso, André Luiz dos Santos passa, diariamente, pela avenida Coelho e Campos. Ele tinha queixas relacionadas à ciclovia implantada nesta via, mas, quando soube da reforma, criou boas expectativas. “Há um tempo que a ciclovia precisava de um reparo e, agora, vai ser reformada. Isso é muito bom até para a segurança do ciclista, principalmente de quem passa por ela todos os dias, como eu. Acredito que vai ficar muito melhor”, frisou.

A recuperação das ciclovias está integrada ao Plano de Mobilidade Urbana de Aracaju e será executada com recursos próprios Município (cerca de R$ 100 mil), em até três meses. O Plano de Recuperação das Ciclovias contempla os corredores das avenidas Beira Mar, José Carlos Silva, Presidente Tancredo Neves, Marechal Rondon e Coelho e Campos.

Em todas elas, nos pontos onde houver problemas, a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), fará o corte e demolição do piso danificado, compactação do material da base e a colocação de um novo piso cimentado desempolado. Quanto à sinalização, serão instaladas placas (sinalização vertical) e pintura das setas, eixos e bordas (sinalização horizontal).

No dia do anúncio do plano, pessoas ligadas à causa da mobilidade urbana e do uso do modal estiveram presentes na solenidade, como o representante da ONG Ciclo Urbano, Waldson Costa. Para ele, a reforma das ciclovias é questão de urgência e necessidade. “Viemos conhecer o projeto, até mesmo para contribuir, analisar e dar sugestões também. O Ciclo Urbano já vem há 11 anos realizando pesquisa com ciclistas em Aracaju e temos algumas informações técnicas que podem contribuir. Acredito que seja necessário muita coragem para que a gente possa reverter essa política de mobilidade que temos em Aracaju e é de extrema importância que demos esses passos”, ressaltou.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros de Sergipe, Sérgio Maurício Cardoso, que, inclusive, também faz uso da bicicleta, considerou o plano uma importante medida. “É um projeto que envolve engenharia e ciclismo, duas áreas que entendo, portanto, muito me interessa. Eu pedalo todos os dias 30km, passando pela Beira Mar até a passarela do caranguejo. Para quem pedala todos os dias, acaba conhecendo cada buraco, cada desnível, e todas essas coisas dificultam que tenhamos um desempenho melhor. Eu uso como exercício, mas, passo por muitas pessoas que estão indo ou voltando do trabalho, então, é importante dar prioridade às ciclovias que tem um maior fluxo de pessoas. Eu gostei muito do projeto. Já usei muito as redes sociais para cobrar melhoria nas ciclovias, agora, vou usar para elogiar e espero que as minhas próximas manifestações nas redes sejam neste sentido de ressaltar o que tem sido feito de bom”, destacou.

Nas gestões de Edvaldo Nogueira, Aracaju experimentou o maior investimento em ciclovias, o que demonstra a preocupação da sua administração com a qualidade de vida da população. Durante o seu mandato anterior, Aracaju se tornou a cidade com a maior malha cicloviária do país, proporcionalmente ao número de habitantes.

Nesta gestão, a Prefeitura tem atuado na melhoria de ciclovias, como pintura e instalação de tachões, prismas e placas de sinalização, como ocorreu na avenida Santa Gleide, localizada no bairro Bugio, que possui 1,1 km de extensão; no 17 de Março; e no bairro Coroa do Meio. 

por Secom - Aracaju

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