23 Maio 2020 - 12:30

Em ação conjunta, Polícia Militar e Prefeitura de São Cristóvão promovem operação de combate à disseminação do coronavírus

A Polícia Militar do Estado de Sergipe e a Prefeitura Municipal de São Cristóvão desencadearam, nessa quinta-feira, 21, uma nova operação conjunta de combate à disseminação do COVID-19. As ações contaram com as participações de integrantes da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (1ª CIPM), Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM), Esquadrão de Polícia Montada (EPMON) e diversos órgãos vinculados ao município como a SMTT, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Durante a execução, foram percorridas diversas ruas do complexo Rosa Elze e Centro Histórico de São Cristóvão, com o objetivo de fiscalizar o funcionamento de feiras livres, estabelecimentos comerciais que foram citados como atividades essenciais pelo Decreto Estadual nº 40.598, de 18 de maio de 2020 e comércios que porventura estivessem infringindo a referida norma. A população também foi orientada quanto às medidas de prevenção, controle e enfrentamento à disseminação do coronavírus, alertando-a em relação à importância do uso de máscaras descartáveis ou reutilizáveis, do álcool em gel 70% e distanciamento social, uma vez que várias dúvidas apareciam durante as visitas.

A coordenadora da Vigilância Sanitária do município de São Cristóvão, Cátia Patrícia Santos Lima, destacou a importância da disciplina consciente por parte da população: “A população precisa entender que a conjuntura que o Brasil está passando é de grande adversidade e desta forma é hora de mudança da rotina, evitando sair de suas casas desnecessariamente, fazendo uso de EPI’s e entrando em contato com os segmentos de saúde de sua cidade, em caso de ocorrência de sintomas do COVID-19”.

“Ações periódicas e contínuas como estas são de suma importância. Assim, as pessoas percebem que o Estado e o Município estão engajados neste momento de enfrentamento ao Coronavírus, sendo ainda mais participativos e diligentes”, afirmou o comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Augusto César.

Ele também explicou sobre as consequências de eventuais descumprimentos ao Decreto Governamental. “Infelizmente, temos notado que ainda existe uma minoria que reluta em aderir às medidas de isolamento social e por esta razão são adotadas medidas mais enérgicas como advertência, multa e até mesmo a interdição do estabelecimento comercial, além da lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência, em caso de descumprimento de medidas sanitárias”.

Na próxima semana, haverá uma reunião entre representantes da Prefeitura e da Polícia Militar para discutir sobre as ações desenvolvidas na segunda e quinta-feira, como também, fazer o balanço sobre a produtividade e a viabilidade de novas operações.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯