23 Maio 2019 - 22:58

Eliane Aquino visita cooperativa da agricultura familiar em Moita Bonita

Na manhã desta quarta-feira, 22, a vice-governadora Eliane Aquino, acompanhada do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Esmeraldo Leal e de representantes das Secretarias de Estado da Agricultura (SEAGRI) e da Inclusão, da Assistência Social, e do Trabalho, visitou a cooperativa de agricultura familiar na cidade de Moita Bonita, a Cooperafes Moita Bonita, com o objetivo de reencontrar os agricultores para estreitar o relacionamento entre governo e produtores rurais.

A Cooperafes Moita Bonita tem 75 cooperados e trabalha no beneficiamento de folhagens, carnes, ovos e raízes, tendo destaque para a batata doce, que se transforma em farinha, bolos e biscoitos.

Para a vice-governadora Eliane Aquino, as cooperativas são muito importantes, principalmente em um estado onde a maior parte do alimento que vai para a mesa das famílias advém dos pequenos produtores. “A agricultura familiar sempre esteve presente em minha vida e eu tenho muita clareza do quanto conseguimos e ainda precisamos avançar nessa área. Estou muito feliz com a estrutura que encontrei aqui, porque acredito que para além do auxílio oferecido pelas entidades e governos, é muito importante que as cooperativas consigam dar continuidade ao trabalho, porque em um momento de dificuldades elas terão uma maior capacidade de permanecer produzindo, se desenvolvendo”.

Ainda na opinião de Eliane Aquino, os agricultores sergipanos precisam conhecer e lançar mão de cultivos ecologicamente corretos. “É preciso que os estados e o Brasil acreditem na agricultura familiar, na necessidade de se trabalhar uma agricultura agroecológica. A nossa luta agora também é para que os agricultores tenham conhecimento da importância do cultivo sustentável”, encerra.

“Eliane está conosco desde os primeiros passos da nossa cooperativa, desde antes de adquirirmos a nossa sede própria, em 2015. Foi através da secretaria de Inclusão que conseguimos os primeiros veículos para o transporte para a nossa produção. Hoje a nossa cooperativa já tem vários avanços, mas ainda precisamos bastante da gestão pública, para que nos auxiliem com estratégias para a expansão da nossa produção e da agricultura familiar como um todo”, José Joelito Costa, presidente da Cooperafes Moita Bonita.  

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯