23 Abril 2019 - 11:46

Programa IST/AIDS realizará testes rápidos e palestras para trabalhadores da Petrobras

Secom-Aracaju

Com intuito de transmitir informação para a população, o Programa IST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem realizando ações em diversos setores. Desta vez, a SES em parceria com a prefeitura de Carmópolis e Aracaju, vão viabilizar palestra e testes rápidos para funcionários da empresa Petrobras. A iniciativa faz parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que tem como propósito prevenir acidentes e doenças no trabalho, tendo como foco a preservação da saúde do trabalhador. A ação será realizada na quarta (24), na Sede da rua Acre; quinta (25). em Carmópolis, e sexta-feira (26), no Tecarmo (Atalaia), todos às 7h30.

Nas palestras ministradas pelo gerente do programa IST/AIDS da SES, Almir Santana, serão exibidos painéis com informações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de diálogo sobre a Prevenção Combinada, estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção (biomédica, comportamental e socioestrutural). Segundo Almir, o objetivo é mostrar as diversas formas de prevenção, como por exemplo, a camisinha.

De acordo com Almir Santana, tratar sobre as Infecções, dentre elas a AIDS, é crucial, principalmente pelas perdas que muitas empresas tiveram com a epidemia. “Pretendo mostrar também que no mercado há uma variedade de camisinha para vários gostos. O tema AIDS é obrigatório, pois muitas empresas perdem funcionários em decorrência das doenças”, destaca. .

Além disso, como o número de infecções em homens tem aumentado nos últimos anos, busca-se intensificar os trabalhos com o gênero. “Não há melhor ambiente para passar informação que o local de trabalho. Os funcionários, com o clima de seriedade que o local proporciona, mostram-se mais atentos. A oportunidade facilita a reunião de homens, infelizmente ainda sinto uma resistência por parte deles, embora os casos estejam aumentando", revela.


Programação

Palestra e oferta de testes rápidos na Sede da Rua Acre, dia 24/04 às 7h30

Palestra e oferta dos testes rápidos em Carmópolis, dia 25/04 às 7h30

Palestra e oferta de Testes rápido no Tecarmo (Atalaia), dia 26/04 às 7h30  

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯