23 Abril 2021 - 07:00

Governo de Sergipe e parceiros lançam 3ª etapa da Campanha Solidarize-SE com drive-thru

Danillo França/Governo de Sergipe
Sociedade pode doar alimentos, itens de proteção e higiene

Está oficialmente lançada a terceira etapa da Campanha Solidarize-SE, que convoca a sociedade a doar alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, máscaras e álcool a 70%, que serão entregues a famílias em situação de extrema pobreza e pobreza em todo o estado. O lançamento aconteceu ontem, quinta-feira (22), com a abertura do Drive-thru Solidário, no Largo da Gente Sergipana [Avenida Ivo do Prado, em frente ao Museu da Gente Sergipana], que funcionará de segunda a sábado, das 8h às 16h. Outros pontos fixos para doação também estão disponíveis em agências do Banese, supermercados e na Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias). Idealizada pelo Governo de Sergipe em 2020, a campanha é executada pela Vice-Governadoria do Estado, Seias e Instituto Banese. Para saber mais sobre a campanha, basta acessar o site www.inclusao.se.gov.br/solidarize-se ou fazer contato através dos telefones (79) 3179-7676 ou (79) 99191-6066.

No Drive Solidário, as pessoas podem entregar suas doações com comodidade, dentro dos seus veículos ou mesmo a pé. A digital influencer Lenita Cunha, de 78 anos, foi a primeira a contribuir. “A fome dói e mata. Temos que ajudar quem está necessitado. Convido a quem puder: venha ao drive-thru e faça a sua doação. É muito rápido; só chegar e entregar. É um ato de solidariedade”, disse Lenita, que está apoiando voluntariamente a campanha e divulgando para os mais de 100 mil seguidores que possui em suas redes sociais. A empresária Anízia Carvalho passou de carro e também deixou sua doação. “O que me motivou a vir foi ver a necessidade das pessoas que não podem trabalhar neste momento. Fica difícil da pessoa se sustentar. Independente de pandemia, quem tem mais deve ter misericórdia e ajudar a quem precisa”, pontuou, após entregar os alimentos.

A campanha foi idealizada pela vice-governadora Eliane Aquino, que está à frente da mobilização de parceiros que possam contribuir com as pessoas em risco social e insegurança alimentar. Segundo ela, quem preferir pode também fazer doação de valores, sem precisar sair de casa, através de PIX ou transferência bancária. Os valores serão revertidos em alimentos e itens de proteção e higiene. "Faremos, semanalmente, a prestação de contas dos recursos arrecadados. Faça sua doação, seja o valor que for. Você estará ajudando a amenizar a fome de uma ou mais famílias sergipanas. Esta é uma campanha de todos que vivem em Sergipe, para o próprio povo sergipano. Conto muito com a ajuda de toda a população”, convocou Eliane. As doações podem ser feitas por meio de transferência bancária para a Conta Corrente 03/103.957-3, agência 043 do Banese, ou ainda por meio da chave-PIX 10.645.538/0001-07 (CNPJ do Instituto Banese).

Doações

“O Largo da Gente Sergipana é esse ponto central, símbolo da cultura e identidade sergipana. Possui estacionamento em uma avenida de grande fluxo, em frente ao Museu da Gente Sergipana. O Drive-thru Solidário será o ponto central para recebimento das doações que serão entregues às pessoas mais necessitadas em todo o estado. Em algumas agências do Banese também teremos pontos de arrecadação, localizados na entrada, onde ficam os cashs de autoatendimento. São sete agências disponíveis em Aracaju, e no interior do estado, seis municípios também terão pontos de recebimento”, destacou Ézio Déda, presidente do Instituto Banese, braço social do Banco do Estado de Sergipe. [Confira as agências ao final]

Diversos supermercados também aderiram à campanha e instalaram pontos de coleta, segundo conta o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Sergipe (Sincadise), Breno França. “O Sincadise apoia a campanha desde o seu início, mobilizando empresas do comércio atacadista e distribuidor, para arrecadação de alimentos e materiais de proteção e higiene pessoal, como máscaras e álcool em gel. Reforçamos a importância da união de outros setores da atividade econômica e da própria sociedade civil para levar um pouco de alento a vários sergipanos e sergipanas neste momento. Existem pontos de arrecadação também em supermercados, que terão cartazes informativos da Campanha Solidarize-SE. Em caso de dúvida, o consumidor também pode perguntar ao atendente da loja”, destacou Breno. [Confira a relação de supermercados ao final]

As doações são levadas às famílias em vulnerabilidade social em Sergipe através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), que também terá um ponto de coleta em frente à Defesa Civil. A secretária Lucivanda Nunes ressaltou o propósito da ação. “O diferencial desta etapa é o aumento da demanda e a maior capilaridade da campanha. Precisamos ter um olhar diferenciado para pessoas em situação de extrema pobreza e pobreza. A campanha Solidarize-SE é um reforço às ações do Governo. É uma ação da população sergipana como um todo. Estamos esperançosos e confiantes que ampliaremos a possibilidade de auxiliar as famílias sergipanas que estão precisando, neste momento. O Cartão Mais Inclusão – CMais também é uma importante ação, criada no ano passado e que se tornou permanente, para levar comida à mesa das famílias que mais precisam”, disse a secretária.

Solidarize-SE

Durante as primeiras etapas da Campanha, foram arrecadadas 87 toneladas de alimentos, transformadas em 5.476 kits alimentícios distribuídos para comunidades tradicionais, entidades socioassistenciais que atendem grupos vulneráveis e movimentos sociais dos municípios de Aracaju, Aquidabã, Brejo Grande, Canhoba, Canindé do São Francisco, Capela, Cedro, Cumbe, Estância, Gararu, Indiaroba, Itaporanga, Itabi, Japaratuba, Laranjeiras, Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Pacatuba, Pirambu, Poço Redondo, Propriá, Riachão, Riachuelo, São Cristóvão, Santa Luzia do Itanhy e Telha.

Em sua terceira etapa, a Solidarize-SE já conta com o engajamento coletivo da VGE, Seias, Instituto Banese, Fórum Empresarial de Sergipe, a Associação Sergipana de Supermercados (Ases), Sindicato Atacadista e Distribuidor de Sergipe (Sincadise), Sindicato do Comércio Varejista (Sincovese), Grupo Maratá, Grupo FaSouto, Central Única das Favelas (Cufa Sergipe), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Sergipe, e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Pontos de Coleta

Confira os demais pontos de coleta, além do Drive-thru Solidário do Largo da Gente e da Secretaria de Estado da Inclusão Social:

AGÊNCIAS DO BANESE COM PONTOS DE RECEBIMENTO:

- Aracaju: Agência Francisco Porto; Agência Antônio Carlos Franco (Jardins); Agência Atalaia; Agência Gentil Barbosa (Av. Melício Machado); Agência Central (Térreo do Edf. Maria Feliciana); Agência Santo Antônio (Av. Simeão Sobral) e Agência São José (Av. Augusto Maynard).

- Interior: Agencias de Itabaiana; Lagarto; Glória; Estância; Frei Paulo e Simão Dias.

SUPERMERCADOS E LOJAS COM PONTOS E RECEBIMENTO:

- GBarbosa Cencosud: Hiper Sul; HiperFarolândia; Hiper Jardins; Hiper Centro; Hiper Francisco Porto; Hiper Norte; Hiper Rio Mar; Hiper Luzia; Hiper Socorro; e, Super Barra dos Coqueiros. Todos em Aracaju.

- Supermercado Extra, em Aracaju.

- Assaí: Assaí Atacadista Norte; Assaí Atacadista. Todos em Aracaju

- Big Bompreço: HiperBig Bompreço São José, em Aracaju.

- Carrefour Atacadão das avenidas: Chanceler Osvaldo Aranha, Novo Paraíso; e Av. Pres. Tancredo Neves, Ponto Novo. Ambos em Aracaju.

- Grupo Josias Peixoto: Supermercado J. Peixoto (Av. Coelho e Campos, 1427, Getúlio Vargas), em Aracaju.

GRUPO FASOUTO:

- Fasouto: Av. Simeão Sobral, 440, bairro Industrial, em Aracaju

- Fasouto Socorro: Av. Principal, Av. Central C Dois, 2-82, em Nossa Sra do Socorro

- Fasouto Lagarto: R. Felipe Santiago, 11, Centro, em Lagarto

- Fasouto Estância: R. Pedro Homem da Costa, 239, em Estância

- Fasouto Tobias Barreto: Av. Dr. José Airton de Andrade, 1507, Matadouro, em Tobias Barreto

OUTRAS LOJAS EM ARACAJU:

– Empório Jardins: Av Hermes Fontes, próximo à rótula do Posto Sinhazinha;

- Jomart Atacadista: Av. Maranhão, 2462, Santos Dumont;

- Anderson Supermercado: R. João Batista Machado, 163, São Conrado;

- Mine Mercado José Tomaz: R. Belém, 274, Industrial;

- Supermercado São Miguel: Rua Alagoas, 393, Siqueira Campos;

- Mega Atacadista: Tv Pedro Garcia Moreno Neto, 25, Inácio Barbosa;

- Supermercado Rodrigo: Av. São Francisco de Assis, 233, Santos Dumont;

- Gonzaga Hipermercado: Rua Castro Alves, 618, Ponto Novo;

- Toda Hora Panificação e Mercadinho: Av. Lamarão, 174, Bairro Lamarão;

- Supermercado Do Lar: Av. Santa Gleide, 615, Olaria.

por Governo de Sergipe

Comentários comentar agora ❯