Skip to content

Hemose recebe alunos de curso técnico em enfermagem

  • Home
  • Sergipe
  • Hemose recebe alunos de curso técnico em enfermagem

Hemose recebe alunos de curso técnico em enfermagem

Cerca de vinte voluntários composto por alunos e uma professora do curso técnico em enfermagem, da Escola Grau Técnico, realizaram o ‘Hemotur’ no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a rede estadual de saúde. A atividade integra as ações do programa, que tem como objetivo apresentar o hemocentro, os ciclos do sangue e reforçar a importância da doação de sangue e o cadastro de medula óssea.

A visita orientada por profissionais da unidade leva os alunos até os setores para que possam observar as atividades desenvolvidas no ciclo do doador, composto pelos serviços de cadastro, pré-triagem, triagem clinica, coleta de sangue e hidratação do doador. Na área técnica, onde ocorre o processamento das bolsas coletadas, os visitantes conhecem os laboratórios por onde o sangue passa até a dispensação para rede hospitalar. “A gente tenta formar doadores fidelizados e multiplicadores, que estejam aptos para doar e ajudar um descohecido”, afirmou a gerente de captação do Hemose, Rozeli Dantas.

No laboratório de imunohematologia do doador, a técnica de laboratório Givanilde Santos Leite prestou informações sobre os testes de fenotipagem e de prova cruzada da bolsa de sangue no estoque da unidade, com a amostra do paciente que necessita realizar a transfusão sanguínea. “Esses testes são obrigatórios e é uma rotina do setor, que tem como finalidade amenizar os riscos transfusionais para o paciente”, disse.

O grupo também conheceu o ambulatório do Hemose, que atende pacientes portadores de doenças hematológicas e aqueles encaminhados pela rede de saúde do estado. “Atendemos pacientes diversos, que chegam para realizar consultas ambulatoriais com médicos especialistas do sangue e pacientes debilitados pelas enfermidades e, que necessitam de transfusão para os seus tratamentos”, explicou a enfermeira Layla Brito.

Avaliação

Após a visita, o grupo realizou o cadastro para doação de sangue. Conforma a professora doadora, Rachel Barreto, à visita tem como intuito incentivar a cultura da doação de sangue regular. “Esse é o tipo de conhecimento que elas só poderão obter associando a teoria com a prática, do que é cada serviço”, justificou a professora da disciplina psicologia aplicada à enfermagem.

“Acho importante por isso, que no ano passado fiz minha primeira doação. Espero poder ajudar doando e dando esse estimulo para que minhas colegas possam fazer o mesmo”, comentou a aluna, Ana Claudia dos Santos Fernandes.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos só pode doar mediante a entrega do termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário apresentar documento de identidade original e com foto válido em todo território nacional. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também