20 Setembro 2017 - 22:56

Instituto de Pesquisa conta história da química em Sergipe

Com a proposta de resgatar a história da química em Sergipe, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) reuniu nesta segunda-feira, 18, alunos de escolas públicas para atividades especiais no Centro de Memória da Ciência e Tecnologia (CMCTS). Criado em 2006, o museu funciona dentro da própria instituição e abriga um acervo que narra a trajetória da ciência no estado. As ações desta semana, que envolvem palestras, visitação e experimentos químicos, fazem parte da 'Primavera dos Museus', evento nacional de promoção dos museus.

A coordenadora do Centro de Memória, Rosemary Menezes, conta que o objetivo do ITPS é resgatar a memória da química em Sergipe, sobretudo na década de 20 a 50. “A ideia é despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes e da comunidade para a história da ciência e tecnologia, especialmente da química em Sergipe. A mostra ficará aberta para visitação e as pessoas poderão conhecer o nosso acervo, cujas peças remetem aos primeiros laboratórios do ITPS”.

Rosemary conta ainda que este é um órgão dotado de um rico histórico em avanço tecnológico. “Na década de 50, dentre os estabelecimentos do gênero, o ITPS foi considerado um dos melhores do Brasil. Foi o terceiro instituto de química fundado no Brasil, a primeira escola de química de Sergipe e a primeira escola superior de química do estado”, destaca.

A diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby, explica que as atividades do Centro de Memória pretendem mostrar aos alunos a importância da ciência para as atividades do cotidiano. “São ações interessantes que fazem com que os alunos enxerguem como a ciência está presente em nosso dia-a-dia”.

Ela também destaca que a comunidade em geral pode visitar o Centro de Memória e conhecer um pouco mais da química em Sergipe. “A maioria do nosso público vem de escolas, mas estamos abertos para todas as pessoas. É interessante que as demais instituições e órgãos do Estado coloquem o nosso museu na lista de roteiros que devem ser visitados por sergipanos e turistas que passeiam por nossa cidade”, ressalta.

No primeiro dia de atividades o ITPS recebeu alunos da Escola Gaspar Lourenço, localizada em São Cristóvão. A coordenadora e professora Polyanna Aragão falou sobre os benefícios da visita ao Centro de Memória. “A gente sabe que os alunos resistem às ciências exatas e um trabalho como esse favorece a aproximação do aluno com a prática da química. Os alunos deixam de ficar reservados à sala de aula e aos livros para vivenciar a ciência e a tecnologia”, opina.

Uma das palestras foi realizada pela professora de história, Claudileuza Conceição, que participou da formação do Centro de Memória. “O tema do evento é ‘Museus e suas memórias’. E o momento é bem relevante, porque a ideia é contar as memórias e a produção dos museus. O Centro de Memória tem esse papel de representar a história da ciência e tecnologia em Sergipe. Aqui os alunos vão vivenciar e experimentar a ciência, saindo da formalidade da escola e vindo para um espaço de interatividade”, conta.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯