Skip to content

Saúde promove capacitação sobre prescrição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção

  • Home
  • Sergipe
  • Saúde promove capacitação sobre prescrição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção

Saúde promove capacitação sobre prescrição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção

Com objetivo de fortalecer a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado da Saúde ( SES) através do Centro de Reabilitação tipo IV, promoveu na terça-feira, 17, uma capacitação sobre a prescrição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. A ação teve como público-alvo os profissionais dos Centros de Reabilitação Tipo I, II, III e IV.

No treinamento, a gerente de OPMs do CER IV, Diana Assis de Carvalho Guerra, mostrou aos profissionais o fluxo de solicitação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção junto ao Centro, já que a unidade é responsável atualmente por fazer a dispensação de recursos mecânicos aos usuários do Estado.

A gerente explicou na prática como funcionam os serviços burocráticos, o requerimento administrativo dentro do estado e o que é preciso para que o paciente solicite, por exemplo, uma cadeira de rodas, uma órtese ou uma prótese.

“Orientamos os profissionais a como fazer as prescrições das OPMs, dentro do Sistema do SIGTAP, que são disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde. Expliquei como pesquisar, como fazer as melhores prescrições, o que é disponibilizado, quais são as OPMs que temos aqui, o que o CER IV tem disponível para os usuários e quais são as melhores tecnologias assistivas que temos hoje dentro do nosso portfólio. Toda essa capacitação é para que as prescrições sejam fiéis e eficazes, possibilitando que o usuário tenha o máximo de acessibilidade a essas tecnologias”, disse Diana Guerra.

A integrante da coordenação do Centro Especializado de Reabilitação de Aracaju (CER II), Sony Regina Petris, participou do treinamento junto com os colegas de trabalho e salientou que a capacitação é uma maneira de dar celeridade às solicitações realizadas pelos os usuários, tendo em vista que os profissionais responsáveis pelo processo vão estar cientes de como proceder da melhor forma, diante das demandas.

“A capacitação é o desdobramento de um outro treinamento. Achei muito pertinente porque é importante que todos os profissionais do serviço saibam como funciona, quais são os documentos que precisam ser pedidos para que a gente evite um caminhar desnecessário do usuário dentro da rede. A ideia é que otimize o serviço e dê maiores resultados e celeridade aos processos, evitando erros”, destaca.

A coordenadora do CER IV, Janaína Cavalcante, reforça que a capacitação tem como intuito fortalecer o Sistema Único de Saúde e dar celeridade aos processos. “Por haver uma necessidade de entendimento do fluxo de solicitação, foi solicitado a Diana a realização da capacitação. Com os profissionais cientes, os usuários são encaminhados para o Setor de OPM para fazer as solicitações com agilidade no processo”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também