18 Maio 2022 - 20:29

Patrulha Maria da Penha de Aracaju coordena estágio de guardas municipais de Japaratuba

Ascom GMA
O diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, elogiou a iniciativa dos representantes do interior

A Patrulha Maria da Penha (PMP) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) coordenou, nesta terça-feira, 17, um estágio supervisionado de integrantes da Guarda Civil Municipal de Japaratuba.

Quatro integrantes da corporação do interior do estado vieram à capital e acompanharam todo o processo de trabalho que é desenvolvido pela PMP, desde as demandas administrativas até as visitas e acompanhamento das mulheres que são atendidas pelo programa. O estágio faz parte do processo de amadurecimento do projeto que prevê a implementação da Patrulha Maria da Penha no município de Japaratuba, operacionalizado por sua Guarda Municipal.

O diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, elogiou a iniciativa dos representantes do interior, destacando a importância da interação entre os órgãos para o crescimento das instituições e a melhoria da segurança pública em todo o estado.

"Considero de extrema importância essa interação entre as Guardas Municipais. Reconhecemos que temos um papel importante em relação às demais Guardas do estado, no sentido de contribuir para suas formações e no processo de capacitação. Desta forma sempre ofertamos vagas em nossos cursos para as demais Guardas do interior e abrimos as portas para recebê-las e compartilharmos nossos conhecimentos. Essa integração fortalece as instituições e gera mais qualidade ao serviço que é ofertado aos munícipes das cidades em que há atuação da Guarda Municipal", afirma o diretor.

Durante a permanência em Aracaju, os guardiões de Japaratuba tiveram a oportunidade de conhecer todo o trabalho que é desenvolvido pela GMA, incluindo o videomonitoramento dos prédios e espaços públicos e o sistema informatizado que armazena todas as informações administrativas e operacionais.

"Buscamos entender como, de fato, funciona o programa em Aracaju, a fim de podermos aprender com a experiência da capital e, assim, estarmos prontos para criar em Japaratuba uma Patrulha Maria da Penha. Participamos de cursos organizados pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, mas nos faltava a vivência do dia a dia, entender de forma prática como funciona esse trabalho importante de salvar vidas de mulheres vítimas de violência doméstica", explica o GM Willame Andrade, comandante da Guarda Civil de Japaratuba. 

por Agência Aracaju

Comentários comentar agora ❯