Skip to content

Um ano de pandemia: Lacen mantém ritmo intenso de processamento das testagens

  • Home
  • Sergipe
  • Um ano de pandemia: Lacen mantém ritmo intenso de processamento das testagens

Um ano de pandemia: Lacen mantém ritmo intenso de processamento das testagens

Após um ano do primeiro diagnóstico laboratorial para a Covid-19, através da técnica RT-PCR, que confirmou a infecção de uma mulher que havia retornado de viagem a Espanha, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), prossegue com o trabalho para enfrentamento ao vírus em Sergipe.

De acordo com dados do Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), no primeiro ano da pandemia foram cadastradas 166.962 amostras. Agora em 2021, de janeiro até 14 de março a unidade já recebeu 67.384 amostras, com uma média de 1.020 amostras ao dia, destas 38.479 apresentaram resultados positivos.

Para atender a demanda laboratorial, a diretoria executiva da Fundação Parreiras Horta mobilizou gestores das áreas operacionais e administrativas para promover as adequações técnicas nos laboratórios de recepção e cadastro de amostras e biologia molecular e, assim, incluir na rotina das análises laboratoriais dos vírus respiratórios já conhecidos, o novo coronavírus (SARS-Cov-2).

A diretora geral da Fundação, Luciana Déda, ressaltou que as ações foram adotadas junto com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, para aquisição de insumos, de equipamentos termocicladores e extratores e contratação de mais profissionais. “Também ampliamos o horário de trabalho no laboratório de Biologia Molecular, que funciona durante 24 horas, processando as amostras para diagnóstico da Covid-19”, destacou a gestora.

No laboratório de Biologia Molecular, setor onde são processadas as amostras oriundas dos 75 municípios sergipanos, os profissionais trabalham em ritmo acelerado. Segundo Cliomar Alves, superintendente da unidade, no ano passado houve a união e esforço coletivo de gestores e profissionais para agilizar as análises. “Passamos por momentos de muita angústia, em que todos deram as mãos com um único fim que é dar diagnósticos de qualidade e no menor espaço de tempo para os pacientes. Entendemos que por trás de cada amostra tem um paciente e uma família. Bem como sabemos da importância do resultado para o correto isolamento do paciente”, lembrou o gestor.

Agora em 2021, a Fundação Parreiras Horta reafirma o compromisso em manter a qualidade e eficiência dos resultados nas análises laboratoriais, que são essenciais para adoção de medidas de proteção e na oferta de tratamento cada vez mais aperfeiçoado aos pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também