16 Agosto 2022 - 09:09

Em Aracaju, alerta de chuva é prorrogado por mais 24 horas

Com acumulado de 98 milímetros de chuva, em 48h, Aracaju alcança média histórica do mês de agosto. Neste período, com alerta em vigor, a Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), atuou de forma preventiva nas áreas sensíveis da capital e realizou rápido atendimento às ocorrências registradas junto ao órgão.

O alerta emitido no último sábado (13), através do Serviço SMS 40199, com encerramento nesta segunda-feira (15), foi prorrogado por mais 24h. A medida tem por base a confirmação de instabilidade climática divulgada pelo serviço de previsão do tempo que integra o ClimAju e demais órgãos de meteorologia.

Desde o final de semana, 14 ocorrências foram registradas pelo órgão. Dentre elas, quatro estiveram relacionadas a deslizamentos de terra, nos bairros Porto Dantas, Cidade Nova e Dom Luciano. Foi registrado, ainda, um risco de deslizamento, também no bairro Porto Dantas. Em nenhuma das situações houve impacto severo ou pessoas atingidas.

Além disto, a Defesa Civil avaliou a estrutura de um estabelecimento comercial, no bairro Siqueira Campos, onde ocorreu colapso de cobertura, e atendeu mais quatro avaliações de risco estrutural nos bairros Santos Dumont ,18 do Forte e Robalo.

Segundo o secretário da Defesa Social e da Cidadania, coronel Silvio Prado, o balanço é positivo. "Não houve danos significativos e nenhuma pessoa ficou desabrigada ou desalojada na cidade, até o momento, assim como não foram registradas inundações ou transbordamento de canais, o que reflete os resultados das ações preventivas somadas à incidência de chuvas bem distribuídas", ressalta.

Nesse período, também foram atendidas duas solicitações referentes a alagamentos, nos bairros Santa Maria, 13 de Julho e Porto Dantas; e uma queda de árvore no bairro Lamarão. Para essas situações houve atuação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para desobstrução do sistema de drenagem, e da Empresa Municipal de Serviço Urbanos, para limpeza e recolhimento de árvore.

De acordo com o secretário, as ações preventivas da Prefeitura de Aracaju, têm papel importante na resiliência da cidade, frente às chuvas. "Quando a gente tem uma informação de chuva como essa, intensificamos a limpeza dos canais e da rede de drenagem urbana de toda cidade, principalmente nas áreas sensíveis", afirma.

As equipes permanecem de prontidão para atendimento à população, que pode acionar a Defesa Civil através do serviço emergencial 199, disponível 24h.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento das condições meteorológicas em tempo real, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível através do site aracaju.se.gov.br/climaju , também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias.

Serviço de alerta

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯