Skip to content

Governo apoia e participa do VIII Enel em Sergipe

Governo apoia e participa do VIII Enel em Sergipe

Dinamizar as economias locais, propor e articular ações para construir políticas de desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais. O projeto dos APLs conta com a atuação do Governo de Sergipe, que por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) – coordenadora do Núcleo Estadual de APLs (APL-SE), apoia iniciativas com essa finalidade, como a realização do VII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que acontece entre os dias 15 e 17 de junho, no hotel Parque dos Coqueiros.

O evento aberto oficialmente na noite desta terça-feira, dia 15, contou com a participação do diretor-presidente da Codise, Ancelmo de Oliveira, representando o governador Marcelo Déda. Na oportunidade, o dirigente fez uma breve saudação aos participantes, destacando a importância do encontro para Sergipe. “Temos nos APLs da Ovinocaprinocultura e da Pecuária do Leite e Derivados duas áreas bastante significativas, com foco de produção no semiárido e resposta muito positiva, haja visto o número de empreendimentos instalados no estado”, disse referindo-se ao grupo Betânia que inaugura sua nova unidade de produção, a Betalac, nesta quinta-feira, dia 17, em Nossa Senhora da Glória, onde também está sendo ampliada a fábrica de laticínios Natville.

Realizado pelo Sebrae, o Enel reuniu na noite de abertura um grande público formado por produtores rurais de Sergipe, técnicos do setor e especialistas na área. Durante a solenidade, o diretor técnico da instituição, Gilson Figueiredo, agradeceu o apoio das instituições na realização do evento que tem como objetivo promover aos participantes uma intensa atualização sobre inovações tecnológicas. “Além disso será possível identificar novos mercados e ter contato com experiências exitosas a partir da explanação dos convidados, durante a extensa programação preparada para o encontro”, enfatizou antes de anunciar o palestrante da noite, o médico veterinário Newton Pohl Ribas, professor da Universidade Federal do Paraná, que veio falar sobre o “Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros” do seu estado.

Apoio da Sedetec

Responsável pelo transporte dos 248 produtores rurais de seus municípios de origem até o local da solenidade, a Sedetec também está presente no Enel com um estande, onde além de prestar informações sobre o trabalho dos APLs da Ovinocaprinocultura e da Pecuária do Leite e Derivados, também abriu espaço para a exposição e comercialização dos produtos de pequenas associações sergipanas. “Aqui temos cosméticos e balas feitos com leite de cabra, da Biocaat, de Canindé do São Francisco, além de doces da Laticínios Santa Cecília e da Asca, de Nossa Senhora da Glória”, disse a gestora do APL de Ovinocaprinocultura, Camila Xavier, que esteve presente no evento ao lado de Thiago Tavares, gestor do APL da Pecuária do Leite e Derivados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também