15 Agosto 2022 - 18:41

Prefeitura atende chamados da população e monitora impactos da chuva na capital

Conforme previsto pelo serviço de meteorologia, a frente fria que chegou à capital, no final de semana, resultou em pancadas de chuva com intensidade de moderada a intensa. Em atenção, equipes da Prefeitura de Aracaju intensificaram o monitoramento em áreas de risco e atenderam as demandas da população.

Somente no domingo (14), os pluviômetros da capital registraram o acumulado de 91, 1 milímetros de chuva, equivalente a 93,5% do volume esperado para todo o mês de agosto, que é de 97,4 milímetros. Desde a emissão do alerta, através do serviço 40199, no último sábado (13), a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), registrou seis ocorrências.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que as ocorrências registradas foram prontamente atendidas, sem necessidade de desalojar ou desabrigar pessoas.

"Como já vinha sendo monitorado pela Defesa Civil, tivemos um domingo bastante chuvoso, na capital, com acumulado expressivo, considerando que, em agosto, não há histórico de chuva volumosa. Há expectativa de que a frente fria permaneça até ao quarta-feira [17]. Por isso, nossas equipes permanecem com atenção redobrada, em especial às áreas de risco", indica o secretário.

Ocorrências

Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Robson Rabelo, das situações atendidas pelo órgão, duas estiveram relacionadas a deslizamento de terra, no bairro Porto Dantas, porém sem danos significativos, com frequente monitoramento e orientação aos solicitantes.

"Outras duas estiveram relacionadas a alagamentos, nos bairros 13 de Julho e Santa Maria. Também houve atendimento a ocorrência relacionada a queda de árvore, no bairro Lamarão. Para essas situações, houve articulação com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb)", frisa o coordenador.

Além disso, a partir de demanda direcionada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), a equipe de Defesa Civil realizou avaliação de risco em estabelecimento que apresentou colapso da cobertura. "O local estava desocupado, no momento do desabamento, não havendo pessoas afetadas", indica o coordenador.

Serviço emergencial 199

A população deve manter atenção aos sinais de deslizamento de terra, como inclinação de árvores e postes; surgimento de rachaduras ou afundamento do solo; evitar trafegar em vias alagadas ou parcialmente alagadas; e, em caso de ventos fortes, evitar se abrigar embaixo de árvores ou painéis publicitários.

Para situação de emergência, a Defesa Civil de Aracaju disponibiliza o serviço 199, em funcionamento 24h por dia, para atendimento à população.

ClimAju

Para acompanhamento das condições meteorológicas, na capital, a Prefeitura de Aracaju disponibiliza a plataforma ClimAju. Com informações em tempo real, o sistema dispões de imagens de câmeras, dados pluviométricos, sensores de velocidade do vento, indicação da temperatura, informações sobre o acumulado de chuva e muito mais.

O recurso pode ser acessado através do site aracaju.se.gov.br/climaju , onde também pode ser verificado o serviço de previsão do tempo, com atualizações diárias.

Serviço de alerta

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros. 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯