14 Setembro 2018 - 22:21

Educação de Aracaju mostra crescimento no Ideb 2017

Dentre as áreas priorizadas pela administração do prefeito Edvaldo Nogueira, uma delas, em particular, vem recebendo um carinho especial da gestão nestes seus primeiros 21 meses. Trata-se da Educação, tema referido pela quase totalidade dos gestores, mas, de fato, executado por poucos. Frente ao cenário de abandono encontrado, a administração municipal colocou em prática um planejamento eficaz e, desde então, tem colhido frutos que demonstram que a gestão está no caminho certo quanto aos investimentos realizados. Um deles é resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, divulgado na última semana pelo Ministério da Educação.

Segundo os dados do Governo Federal, a capital sergipana alcançou a média 4.6 nos anos iniciais do ensino fundamental, que compreende do 1º ao 5º ano, elevando a colocação do município, em comparação a 2015, e revelando avanços na qualidade do ensino ofertado às crianças. A avaliação aponta que 54% das escolas de Aracaju dos anos iniciais tiveram crescimento da nota do Ideb e superaram a média estabelecida de 4.5. Ainda segundo o ranking, nos anos finais (6º ao 9º), também houve crescente melhora comparado a análise anterior. No segmento, a evolução foi de 0,3 pontos, saltando de 3.4 em 2015 para 3.7 em 2017. Apesar de não ter alcançado a meta prevista pelo Governo Federal de 4.3, nos anos finais.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, o município alcança um resultado muito positivo. “Aracaju conseguiu avançar no Ideb dos anos iniciais e também nos finais. Isso mostra o compromisso da gestão com o avanço da qualidade na educação. Desde que assumimos em janeiro de 2017, buscamos todos os esforços para garantir essa qualidade”, comemorou a secretária.


Além de avaliar o desempenho da rede municipal, o Ideb também analisa a evolução dos estudantes em disciplinas específicas, como Língua Portuguesa e Matemática. Na avaliação de Língua Portuguesa, das 37 escolas que ofertam os anos iniciais, houve crescimento em 25 delas, chegando ao percentual de 67% e colocando Aracaju na 22ª posição. Nos anos finais (6º ao 9º), os números são ainda mais positivos e indicam que 62% das unidades avançaram nos níveis de proficiência, ficando a capital sergipana na 17ª posição.

Ainda segundo a secretária municipal da Educação, a gestão continuará trabalhando para oferecer uma educação com qualidade. “Encontramos 61 turmas sem professores nas escolas, iniciamos projetos de reforma de escolas e garantimos o final do ano letivo de 2016 e 2017. Garantimos a oferta da alimentação escolar e do transporte durante todo o ano. Além disso, ampliamos toda a assistência aos professores e estudantes da nossa rede”, destacou. 

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯