14 Julho 2018 - 20:41

Prefeito recebe diploma do curso sobre Aceleração do Crescimento das Cidades, nos EUA

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu nesta sexta-feira, 13, o diploma de conclusão do programa “Accelerating Growt in Brasilian Cities – Special Program for Brazilian Mayors” (em português ‘Acelerando o crescimento das cidades brasileiras’), curso oferecido em uma das mais renomadas instituições de ensino do mundo: a Universidade Columbia, em Nova Iorque. O gestor municipal de Aracaju viajou aos Estados Unidos à convite da organização Comunitas, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

“Encerramos nesta sexta-feira o curso, que durou cinco dias, no qual tratamos do papel da liderança, da inovação e sobre a importância de envolver as pessoas para melhorar a vida nas nossas cidades. Tivemos aulas com grandes mestres, professores experientes. Pudemos reunir experiências de prefeitos de outras cidades, de modo que, ao chegar ao final deste curso, me sinto ainda mais preparado para fazer mais e melhor pela qualidade de vida dos aracajuanos. Estou muito feliz pela experiência e pelo conhecimento adquirido nestes dias intensivos na Universidade Colúmbia”, afirmou Edvaldo, em vídeo publicado nas redes sociais da Comunitas.

O curso é uma iniciativa inédita que ofereceu aos prefeitos brasileiros e a diversas lideranças públicas, privadas e especialistas da gestão pública, ferramentas necessárias para solução de problemas e aprimoramento de resultados. Com foco em liderança, inovação e governança, o treinamento abordou temas como parcerias inovadoras, ética pública, desenvolvimento da força de trabalho, cidades inteligentes, democracia digital e sustentabilidade.

“Esse convite foi uma oportunidade única de termos acesso a inovação, com o que há de melhor em outros países”. Foi assim que o prefeito de Teresina (PI), , definiu sua experiência durante o programa. “Estamos extremamente satisfeitos de passar esta semana com líderes de todo o Brasil. Tivemos a chance de usar boas práticas de diferentes lugares do mundo e levá-las para o Brasil. E, inversamente, levamos as ideias brasileiras para o resto do mundo. Acreditamos que fizemos muito progresso juntos. Os prefeitos vão voltar com boas ideias”, expressou William Bill Eimicke, fundador e diretor Picker Center for Executive Education da Universidade Columbia.

“Debatemos segurança, urbanismo, desenvolvimento econômico, comunicação social através das redes sociais. Ou seja, melhores maneiras de ouvirmos a população e melhorarmos a qualidade da gestão pública. Agora essas ideias que recebemos aqui vamos customizar para os nossos problemas do Brasil, e procurar fazer um progresso das políticas públicas”, afirmou o prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Visita à ONU

Além do aperfeiçoamento das práticas de Gestão Pública, os prefeitos membros da FNP - Edvaldo é um deles - estiveram na Organização das Nações Unidas (ONU) para convidar o secretário-geral da entidade, Antonio Guterres, para participar do 5º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O grupo foi recebido na sede da ONU, em Nova Iorque, pela vice-secretária-geral da Organização, Amina J. Mohammed.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ferramenta de planejamento estratégico para o alcance das metas da Agenda 2030, serão o tema central do 5º EMDS. “O que estamos discutindo mostra a importância que os prefeitos têm nesses objetivos. Para nós, essa agenda urbana é chave, é muito importante. A questão é como operacionalizá-la”, ponderou Amina.

Troca de experiências

A troca de experiências foi considerada muito valiosa pelos participantes do curso na Universidade. Um dos palestrantes convidados, o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, explicou, por exemplo, como foi a reforma da estrutura policial da cidade – a segunda maior dos Estados Unidos –, que está conseguindo superar uma dura imagem e tornando-se modelo para o país. Outro convidado, o ex-vice-prefeito de Nova Iorque, Stephen Goldsmith, falou sobre smart cities e compartilhou com os participantes alguns aprendizados de seu tempo como prefeito.

Para a prefeita da cidade pernambucana de Caruaru, Raquel Lyra, o curso foi importante por mostrar que os desafios municipais são próximos, independentemente da estatura da cidade. “A gente vê que o grande desafio dos governos atuais é inovar e renovar a forma de fazer gestão pública. Isso é remar contra a maré porque está todo mundo acostumado nas coisas serem como sempre foram. Estar aqui nos abre para novas ideias, novos parceiros”, disse.

Os participantes puderam entender, também, sobre desafios atuais para a gestão pública, como o uso das mídias sociais, apresentado por Alexis Wichowski, secretária de Imprensa e consultora sênior de Comunicações no Departamento de Serviços de Veteranos de Nova Iorque. Entre os pontos abordados pela especialista, estava formas de fazer diferença usando mídias sociais, despersonalização das mídias para o bem público, além de compartilhar as melhores práticas e lições aprendidas.

“O encontro com líderes empresariais e prefeitos de cidades americanas foi voltado para questões importantes como o foco em liderança, governança e inovação, que nos ajudarão a desenvolver estratégias para aprimorar temas como ética pública, sustentabilidade, eficiência em soluções e uma cidade mais inteligente”, afirmou o prefeito de Petrolina, Miguel Leite.

Participantes

Participaram dos cursos prefeitos de diferentes características regionais e territoriais que fazem parte da rede do Programa Juntos e da rede de parceiros da Comunitas. São eles: , de Teresina (PI); Rodrigo Neves, Niterói (RJ); Jonas Donizette, Campinas (SP); Edvaldo Nogueira, Aracaju (SE); Raquel Lyra, Caruaru (PE); Paula Mascarenhas, Pelotas (RS); Duarte Nogueira, Ribeirão Preto (SP); Carlos José Gama Miranda, Paraty (RJ); Miguel Coelho, Petrolina (PE); Renata Sene, Francisco Morato (SP); , ex-prefeito de Pelotas (RS) e Veveu, ex-prefeito de Sobral (CE).

Além dos chefes do poder executivo municipal e de lideranças empresariais, o curso também contou com a participação do secretário de Gestão da Prefeitura de São Paulo, Paulo Uebel; secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle da Prefeitura de Niterói, Giovanna Victer; secretário de saúde de Santos, Fábio Ferraz; e o secretário de Negócios Jurídicos de Campinas, Silvio Bernardin.

Também participam especialistas parceiros da Comunitas, como Ilona Szabó, cofundadora e diretora-executiva do Instituto Igarapé; Guilherme Mercês, economista-chefe da FIRJAN; Fernando Schüler, cientista político e professor do Insper; Fernando Veloso, especialista em segurança pública; e Gilberto Perre, secretário-executivo da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

“A gente investe e valoriza a liderança pública. Além de várias atividades que nós fazemos, de formação de lideranças, esse curso reuniu um propósito ainda maior: fortalecer essa rede entre prefeitos, secretários, iniciativa privada e academia. Todos em um propósito comum: mostrar que juntos podemos fazer mais, melhor e para mais pessoas. Esse curso é um sonho que nós tínhamos e conseguimos realizar”, explicou a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯