12 Dezembro 2018 - 10:22

Campanha com funcionários do Senac colabora com doação de sangue

Com a proximidade das festas de fim de ano, parceiros solidários, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), unidade Aracaju, procuram o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para contribuir com a doação e a manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos, A, O, B e AB, fator RH, positivo e negativo.

De acordo com Silvia Conceição, analista de Recursos Humanos do Senac, a campanha encerra as ações programadas pelo setor para o fim de ano. Ainda segundo ela, a ação tem como objetivo o cuidado com a saúde dos colaboradores, além de despertar o espírito de caridade, no sentido de preocupação e cuidado com o próximo. “Sempre estamos incentivando a doação de sangue e o cadastro de medula óssea entre os colaboradores e o nossos alunos. Entendemos que ajudar é um ato humanitário para salvar vidas, e ajudar o tratamento de pessoas doentes que dependem do sangue em sua recuperação. Por isso, estamos aqui com mais ou menos vinte colaboradores engajados com a doação”, informou.

A gerente de Coleta do Hemose, a enfermeira Florita Aquino, destacou a importância do ato da doação em dezembro. “Esse é um mês de muita festividade, por conta das celebrações do Natal e do Réveillon. Também tem um aumento do número de pessoas viajando para o interior do Estado ou para outras capitais do Brasil. Por isso que é importante essa conscientização dos doadores e dos parceiros que estimulam a doação de sangue entre seus funcionários”, disse.

Conforme a gerente de Coleta, o processo que compreende o ciclo da doação de sangue é simples e leva no máximo uma hora e meia. “Esse tempo varia de acordo com o dia da semana e o movimento. Em dias mais calmos, o doador passa apenas 40 minutos para realizar todo o processo, que começa no cadastro, pré-triagem, um questionário da sala da triagem clínica e a coleta da bolsa de sangue”, detalhou. “Por último o doador recebe um lanche e é liberado”, completou.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯