11 Agosto 2018 - 19:28

Aracaju debate pautas e políticas de Saúde no Colegiado Interfederativo Regional

Para firmar o Colegiado Interfederativo Regional (CIR) como espaço de pactuação importante nas deliberações da Saúde, foi realizada mais uma reunião nesta sexta-feira, 10, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O encontro contou com a participação de representantes dos oitos municípios da Regional de Saúde de Aracaju, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Ministério da Saúde.

O município de Aracaju, por ser capital, é o coordenador do CIR. “Quem conhece o Sistema Único de Saúde (SUS) sabe da importância dos espaços colegiados. Aqui no CIR pactuamos recursos e políticas de saúde, então é o momento de união para pensarmos e executarmos as políticas públicas dos municípios da melhor forma possível. Devemos lembrar que Aracaju é parceira, pois também é município como os outros, e sofremos com a falta de recursos do mesmo jeito que os demais. Mas estamos aqui para somarmos esforços a fim de promover uma saúde de qualidade, não só para a nossa cidade, mas para a nossa região e para o estado. Afinal, somos uma rede chamada SUS, e cada ente deve ter a sua responsabilidade”, discursou o secretário adjunto da Saúde da capital, Carlos Noronha.

A assessora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Sayonara Carvalho, reforça a importância desse espaço de pactuação interfederativo, alinhado com o planejamento da SMS. “Este é um espaço de fortalecimento dos municípios. Fico feliz em ver a maturidade, porque aqui debatemos, discordamos, mas buscamos soluções para os nossos problemas em comum, pois só crescemos com a divergência. É muito importante que os gestores municipais participem efetivamente dessas pactuações porque estamos passando por um momento de muito compromisso com o SUS”, alertou.

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯