Skip to content

Governador Marcelo Déda prestigia abertura do Arraiá do Povo

  • Home
  • Sergipe
  • Governador Marcelo Déda prestigia abertura do Arraiá do Povo

Governador Marcelo Déda prestigia abertura do Arraiá do Povo

Na noite desta quarta-feira, 10, o governador Marcelo Déda prestigiou a noite de abertura do Arraiá do Povo, o espaço montado pelo Governo de Sergipe na Orla de Atalaia destinado ao resgate e prestígio das tradições juninas sergipanas. Acompanhado da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, o governador conheceu a cidade cenográfica que integra a estrutura do local, visitou diversos estandes, conversou com a população e prestigiou as atrações que animaram o primeiro dia da festa.

Durante sua visita, Marcelo Déda ressaltou a estreia do Arraiá do Povo e frisou o compromisso do evento em se estabelecer como uma opção mais tradicional e familiar de festejo junino. “A partir de hoje está aberto o Arraiá do Povo, um espaço que o Governo do Estado organizou com muito carinho para preservar o que há de mais original e autêntico na cultura sergipana e na cultura dos festejos juninos. Aqui, teremos trios pé-de-serra, quadrilhas, manifestações folclóricas típicas do período, artesanato e bares e restaurantes que servirão nossa culinária para turistas e sergipanos. E a ideia é que este seja um espaço mais tranquilo, onde todos possam trazer a família inteira para se integrar ao clima junino”, disse.

O governador também ressaltou a nova relação de complementaridade entre a festa da Orla e o Forró Caju, evento junino da prefeitura de Aracaju que se iniciará no próximo dia 18. “Nós acabamos com essa história de Governo competir com a Prefeitura da capital. Por isso somos um dos principais patrocinadores do Forró Caju. Fornecemos as condições para que ele continue sendo o maior evento junino do Nordeste e ao mesmo tempo, com o Arraiá do Povo, criamos um espaço para o turista e o sergipano com foco nas tradições. Digamos que o Arraiá do Povo complementa o Forró Caju e este complementa aquele. Dessa forma, o Governo do Estado pode ajudar a Prefeitura a fazer um grande evento, como já está sendo feito, e podemos também auxiliar os festejos de mais 40 municípios do interior. Assim é que é bom: trabalhar sem excluir ninguém, envolvendo todo o povo de Sergipe em volta da fogueira”.

Déda ainda destacou a cidade cenográfica, composta de diversos estandes voltados para artesanato, informações e manifestações culturais, como um espaço de reforço da identidade sergipana. “Temos aqui o Estado de Sergipe em miniatura. Uma cidade que guarda em cada casinha um pouco da alma sergipana, um pouco do espírito do nosso povo. É aqui que tanto o turista quanto o próprio sergipano poderão sentir, em plena beira da praia e no meio da capital, um clima de cidade de interior. Quem vier para o Arraiá do Povo pode esperar, assim, um espaço que será o endereço de preservação da cultura e da divulgação de tudo o que é mais autenticamente sergipano e nordestino”.

Estrutura

Entregue na manhã da última quarta, a estrutura da nova edição do Arraiá do Povo traz uma série de novidades para o público. Uma delas é a presença de arquibancadas na região dos palcos principais, estes também ampliados para melhor abrigar a apresentação de quadrilhas. Já a decoração, predominantemente verde e amarela, faz alusão à Copa do Mundo, cuja realização coincide com o período junino.

A praça de alimentação, por sua vez, será composta por 12 bares e restaurantes que irão priorizar pratos da culinária regional. Já a cidade cenográfica será constituída por 11 estandes dedicados ao artesanato sergipano e sete de cunho institucional, focados em informações. Para garantir a segurança do evento, as polícias Militar e Civil trabalharão de forma integrada com um efetivo de cerca de 40 policiais. Já a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizará no evento uma unidade de suporte base para atendimentos em primeira instância e viaturas do Samu.

Presenças

Acompanharam o governador durante a visita ao local a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino; o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê; o secretário de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social, José Sobral; e o diretor-presidente da Emsetur, José Roberto Lima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também