08 Junho 2020 - 20:21

Prefeitura restabelece vínculos familiares e comunitários de usuários da Assistência Social

Marcelle Cristinne
Prefeitura restabelece vínculos familiares

Durante a pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, mantém atenção especial aos cidadãos em situação de vulnerabilidade, a partir de um trabalho que tem alcançado êxito no processo de restabelecer vínculos familiares e afetivos dos usuários da rede, facilitando a reinserção social.

Esse processo de reinserção se dá na abordagem social, quando são levantadas as demandas que o usuário traz à rede de assistência social do município. A partir delas os técnicos trabalham nos encaminhamentos necessários, sejam procedimentos ligados à saúde, recuperação de documentos, entre outras coisas.

A maioria das pessoas cujos vínculos afetivos e sociais estão quebrados acabam por vivenciar a situação de rua. Por isso, o trabalho de acolhimento realizado pelo Centro Pop, umas das unidades socioassistenciais do Município, é fundamental. “O processo de reintegração familiar e comunitária é uma das ações realizada por nossa equipe. Por meio dos assistentes sociais, psicólogos e educadores nós buscamos reconstruir os laços que os usuários perderam”, explica o coordenador do Centro POP, Edilberto Sousa.

O trabalho realizado pela rede de assistência inclui também a investigação dos laços familiares, quando os técnicos verificam se é possível restabelecer o contato respeitoso entre o usuário e sua família ou comunidade, de maneira que a ajuda governamental seja passageira, um impulso para uma vida nova.

Quando as coisas caminham bem histórias como a do pizzaiolo Claiton Lopes aparecem. Nascido em Porto Alegre, ele trabalhava em Recife até o restaurante no qual prestava serviço ser fechado por conta da pandemia. Decidiu, então, comprar uma passagem e viajar para sua cidade natal, onde passaria a quarentena com familiares.

No entanto, no caminho, ficou preso em Aracaju, uma vez que as rodoviárias de ambas as cidades foram fechadas. O dinheiro que tinha para viajar foi sendo gasto com sua alimentação e diárias em uma pousada.

Quando tudo acabou viu-se na rua, mas foi amparado pelo sistema de assistência social da Prefeitura de Aracaju. “Foi uma situação desesperadora. Fiquei desempregado no meio da pandemia, longe da família, e ainda na rua. Mas o pessoal do Centro Pop me estendeu a mão, fui super bem tratado, me deram um lugar para ficar protegido da pandemia e conseguiram uma passagem para que eu volte para Recife. É o lugar onde tenho amigos que podem ajudar”, conta Claiton.

A intervenção do poder público foi determinante também na vida de Cristiano Braga, também gaúcho, da cidade de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. Muito tempo longe dos familiares, vivendo como uma espécie de andarilho, por meio do Centro Pop conseguiu estabelecer vínculo com parentes em São Paulo, para onde viaja ainda nesta semana. “Eu só tenho a agradecer por todos os momentos que vivi aqui, a forma como fui tratado pela equipe técnica. Agora estou naquela euforia de poder voltar ao leito familiar após cinco anos. É uma alegria enorme”, diz.  

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯