Skip to content

Sergipe ganha curso superior em Tecnologia de Segurança Pública

  • Home
  • Sergipe
  • Sergipe ganha curso superior em Tecnologia de Segurança Pública

Sergipe ganha curso superior em Tecnologia de Segurança Pública

Sergipanos que atuam ou pretendem atuar na área de Segurança Pública têm mais uma oportunidade de qualificação profissional. A Universidade Tiradentes está ofertando em seu Processo Seletivo 2010.2 o curso de Tecnologia em Segurança Pública. Inédito no Estado e com formação em dois anos, o curso superior é uma resposta aos anseios do Governo Federal e atende à Portaria Interministerial nº 158-A, de 9 de fevereiro, assinada pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Justiça, Tarso Genro. A portaria aprova a criação de cursos superiores de tecnologia em Segurança Pública, Serviços Penais e Segurança no Trânsito.

O projeto do curso superior de Tecnologia em Segurança Pública da Unit foi apresentado pelo reitor da universidade, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, ao secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, durante reunião na sede da SSP. “O projeto tem a finalidade de capacitar o indivíduo para ser um gestor compromissado, um agente facilitador, estimulador e transformador, capaz de promover inovações e mudanças no campo da Segurança Pública. Tudo isso para melhorar os serviços prestados à comunidade”, ressalta o professor Uchôa.

“O Ministério da Justiça considera que o combate à criminalidade pode ser feito com uma gestão subdividida em três esferas: prevenção, por meio da adoção de políticas públicas integradas – o que inclui a formação educacional; intervenção através de ferramentas que viabilizem a inteligência policial e criminal; e detenção, que envolve a adoção de políticas eficazes de ressocialização. Obter eficiência e eficácia nessas três dimensões requer qualificação técnico-profissional por formação acadêmica”, comenta o professor Ihanmarck Damasceno, pró-reitor acadêmico da Unit.

Prática e teoria

A intenção do curso de Tecnologia em Segurança Pública é formar profissionais capazes de aliar prática e conhecimento científico para identificar ameaças de riscos sociais; desenvolver estratégias e operações de prevenção e contenção; planejar ações, programas e políticas de segurança, integrando os diversos setores da sociedade. A qualificação amplia o horizonte de políticas públicas de prevenção ou combate à violência social para policiais civis e militares, guardas municipais, bombeiros, policiais rodoviários federais, agentes penitenciários, gestores municipais, estaduais e federais.

“O tecnólogo em Segurança Pública poderá atuar em diversas organizações, em atividades relacionadas à segurança de ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica, polícia investigativa, entre outras”, explica o professor Ihanmarck Damasceno. Outro fator importante é que o curso é modular e a cada semestre – referente a um módulo de disciplinas – o aluno recebe o certificado de qualificação profissional em áreas específicas. Ao final do curso é entregue o diploma de tecnólogo.

Entre as disciplinas, o aluno de Tecnologia em Segurança Pública da Unit vai aprender sobre gerenciamento de crises e mediação de conflitos; políticas públicas de segurança pública; direito administrativo, constitucional e penal; fundamentos do sistema prisional e fundamentos da gestão em segurança pública. As inscrições para o vestibular da Unit podem ser feitas no portal http://www.unit.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também