05 Novembro 2019 - 12:04

Prefeitura desenvolve ações educativas para pedestres e condutores

Com o objetivo de disseminar boas práticas no trânsito, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), realiza, durante todo o ano, atividades educativas para orientar a população. As ações vão desde abordagens a pedestres e condutores nas principais avenidas da cidade a apresentações teatrais, palestras e uso de painel eletrônico com frases de boa conduta.

As apresentações teatrais são direcionadas a estudantes do ensino fundamental e do médio de escolas públicas e privadas de Aracaju, e desenvolvidas pelo Grupo Cones de Teatro, que encena histórias para simular situações no trânsito e transmitir a necessidade de boas práticas para a segurança de todos.

As palestras levam a empresas e universidades públicas e privadas as principais causas de acidentes de trânsito, e alertar para os cuidados que todos devem ter ao conduzir um veículo ou trafegar pelas ruas, como os riscos e falar ao telefone enquanto dirige, não avançar o sinal vermelho e atravessar a rua sempre na faixa de pedestres.

Instalado estrategicamente em vias públicas da cidade, os painéis eletrônicos propagam frases educativas a quem está na rua, seja como condutor ou pedestre. “Também fazemos ações de rua, ou seja, conversamos muito com as pessoas e entregamos panfletos, principalmente, com os pedestres, pois por meio deles atingimos os demais públicos, já que um pedestre pode ser também um motorista de veículo leve ou pesado, um motociclista ou um ciclista”, afirma a supervisora do CET, Heloísa Resende.

De janeiro a setembro deste ano, cerca de 124 mil pessoas foram beneficiadas com iniciativas da SMTT entre ações de rua, por meio do painel eletrônico (110.684), com palestras (8.302) e com apresentações de teatrais (5.165). Segundo Heloísa Resende, a meta da Prefeitura de Aracaju é reduzir em 10% o número de acidentes na capital.

Para o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, ações com essência de diálogo com a população em todos os setores sociais é a principal alternativa para conseguir números positivos no trânsito. “Essa gestão entende que é preciso dialogar com a população, reforçar as orientações para prevenir acidentes e, dessa forma, tornar mais seguro o trânsito da capital. Seja com uma apresentação do Grupo Cones de Teatro, nas atividades de corpo a corpo nos cruzamentos ou de blitz educativas nas ruas. Estamos levando uma mensagem de conscientização à sociedade e já percebemos os resultados desse esforço coletivo através da redução dos números de acidentes na nossa cidade”, afirma.  

por Secom - Aracaju

Comentários comentar agora ❯