Skip to content

Semarh participa do “abraço” ao Rio Sergipe

Semarh participa do “abraço” ao Rio Sergipe

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes Silva, participou na manhã desta quarta-feira, 3, do “Abraço Simbólico ao Rio Sergipe”. O evento, realizado pela Frente em Defesa das Águas, visa despertar a conscientização da sociedade em prol da proteção e preservação do rio. Alunos, professores, oficiais da marinha, coordenadores e diretores das escolas particulares e públicas da capital também participaram da iniciativa.

A data de ontem, 3 de novembro, também marca o aniversário do Rio Sergipe. O Dia do Rio Sergipe foi uma sugestão do jornalista e presidente da Frente das Águas, Osmário Santos, sendo que a data foi estabelecida através de um projeto de lei da deputada estadual Ana Lúcia (PT). Foi em 3 de novembro de 1825 que oficialmente o rio foi reconhecido como o que banha o município de Aracaju.

Para o secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes, a atitude de abraçar o Rio Sergipe representa a manifestação e o interesse da sociedade pelas questões ambientais. “É um ato de grande importância e de cunho educativo por sensibilizar a sociedade em geral a proteger as águas dos rios e em especial a do Rio Sergipe”, registra.

O secretário ressalta que o Governo do Estado, em parceria com o Banco Mundial (Bird), está obtendo recursos financeiros na ordem de 117 milhões de dólares para o Programa Águas de Sergipe, que tem como principal ação a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe. “Os recursos vão contemplar a recuperação de matas ciliares, nascentes, entre outras medidas significantes para a preservação e proteção do Sergipe e seus afluentes”.

Segundo o presidente da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe (Fenen/SE), Joaquim Macedo, é a partir do ensino escolar que nascem às práticas ambientais. “Os alunos aqui presentes praticam ações ambientais vistas em sala de aula. Eles sabem exatamente o que estão reivindicando nesse ato simbólico de abraçar o rio”, explica professor Joaquim.

De acordo com o diretor do colégio Saint Louis, João Bosco Argolo, é na escola que nasce às transformações que são aplicadas em família. “Não há dúvidas de que a família muda sua prática em relação ao meio ambiente através da escola. A condição dos alunos participarem de uma manifestação como essa chama a atenção de toda a sociedade e especialmente da família pelo laço direto”, comentou.

Para a aluna do Colégio Professora Alba Morreira, Deisyane Santos Oliveira, do ensino médio, o ato representou a importância de preservação ao meio ambiente. “Principalmente para algumas atividades como navegação e pesca e também na área do laser”.
Já para a aluna Rebeca Dyangelles, ensino fundamental do colégio Purificação, a preservação do meio ambiente é fundamental. “Pena que algumas pessoas não entendam esse ato. Precisamos do rio para sobreviver e principalmente para olhá-los e apreciá-lo”, salientou.

Rio Sergipe

O rio Sergipe nasce na Serra Negra, localizada na divisa entre os Estados da Bahia e Sergipe. Em terras sergipanas entra por Nossa Senhora da Glória e de lá percorre seus longos 210 quilômetros até desaguar no oceano Atlântico. Nesse caminho, ele atravessa 26 municípios em Sergipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também