01 Abril 2019 - 10:52

Laboratório Central de Saúde amplia eficiência para análise de vírus respiratórios

Para contribuir com as análises de amostras laboratoriais associadas a doenças respiratórias, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) implantou a técnica Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real. A metodologia molecular permite o diagnóstico simultâneo dos seguintes vírus: Adenovírus, Metapneumovírus, Bocavírus, Parainfluenza (1,2,3 e 4), Corona vírus 229E, Corona vírus HKU1, Corona vírus NL63, Corona vírus OC43, além de outros vírus respiratórios como o Rinovírus e Enterovírus.

A técnica implantada na segunda quinzena de março, já realizou 21 análises. De acordo com a gerente de Biologia Molecular do Lacen, Gabriela Vasconcelos Brito Bezerra, a agilidade na identificação dos tipos virais contribui para o tratamento mais eficaz da população. “No ano passado, houve um aumento no registro de pacientes com algum tipo de infecção respiratória com ênfase para o Vírus Sincicial Respiratório, que tem como característica o público infantil abaixo de cinco anos de idade”, lembrou.

Conforme a bióloga, anteriormente as análises eram feitas apenas pelo método de imunofluorescência e a inclusão do PCR têm como diferencial aumentar a capacidade de investigação, através da extração, detecção e quantificação do material genético na amostra de secreções de soro e nasofaringe do paciente. “Com o PCR, quantidades mínimas de material genético podem ser amplificadas milhões de vezes em poucas horas, permitindo a detecção rápida dos marcadores genéticos de doenças infecciosas”, explicou Gabriela.

As análises realizadas no Lacen têm como finalidade aumentar a eficiência do tratamento do paciente portador de algum problema respiratório. Também auxilia as vigilâncias epidemiológicas do Estado e municípios no trabalho voltado à notificação da incidência dos casos ao Ministério da Saúde (MS) para identificação de novas mutações genéticas dos vírus e, dessa forma, contribuir para preparação de medicamentos e novas vacinas.

Atendimento

O Laboratório Central recebe amostras para análises dos vírus respiratórios de todo o Estado, principalmente dos hospitais sentinelas para diagnóstico de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave. Dentre as unidades destaca-se o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Hospital Zona Zul e Hospital São Lucas são sentinelas em Aracaju. O material é cadastrado através do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) e encaminhado para os procedimentos técnicos no serviço de Biologia Molecular.

por Agência Sergipe

Comentários comentar agora ❯