30 Junho 2018 - 21:35

Em encontro da Uveal, Renan destaca papel do vereador para a sociedade

Fotos: Marcos César
Em seu discurso, Renan ressalta papel importante que o vereador exerce para atender demandas de suas comunidades

“O vereador é o politico que atende a primeira demanda do povo, a pequena obra barata que às vezes resolve o problema inteiro de uma comunidade. É o vereador que vai lá levar para o Executivo as pequenas demandas, seja de uma rua ou de um bairro”. Essa afirmação foi feita pelo senador Renan Calheiros (MDB/AL) no início da tarde deste sábado, 30, ao participar do Encontro Estadual de Vereadores, em Marechal Deodoro.

Para o senador, ‘ser vereador é eleição mais difícil’. “Se houvesse um teste para avaliar quem pode ser politico, o mais difícil seria o de se eleger vereador. Só passa no teste quando passa pela eleição de vereador”, completou Renan, admitindo que ‘tem a frustação de nunca ter sido vereador’. O encontro, realizado no clube da Uveal, foi organizado pela direção da União dos Vereadores de Alagoas, a AMA e o Interlegis, do Senado Federal.

Ainda em seu discurso, Renan ressaltou que o Interlegis é fundamental para as câmaras municipais. “O Interlegis prepara o vereador e dá a ele informações técnicas dos modos mais eficientes para exercer o mandato. Também atua na modernização das câmaras para que conheçam os caminhos corretos visando atender demandas dos municípios em Brasília. Por isso que nós trouxemos o Interlegis em um esforço conjunto com a Uveal e a AMA”, frisou.

Agenda municipalista

Renan lembrou que em todos seus mandatos e particularmente nas quatro vezes em que presidiu o Senado, sempre teve entre suas prioridades a agenda municipalista. Uma de suas ações como presidente do Senado foi conseguir aprovar o aumento na alíquota do FPM para os municípios. “De certa forma isso contribui e tem ajuda para que as prefeituras mesmo em momentos de dificuldades possam fazer o repasse do duodécimo das Câmaras”, afirmou.

Ainda para a plateia presente ao encontro, o senador ressaltou outro importante momento de sua gestão, que foi a mudança do indexador das dívidas dos estados, o que permitiu a renegociação da dívida de Alagoas, proporcionando a redução da parcela e garantindo os recursos necessários para que o governo possa investir em obras nas cidades alagoanas. “Essas ações resultaram na virada fiscal do Estado de Alagoas”, complementou Renan.

“Alagoas saiu de ser o Estado com a maior divida de todas, para ser o Estado que consegue realizar o maior volume de investimentos com recursos próprios, seja na abertura, construção e recuperação de rodovias, de hospitais, intervenções urbanas na capital, projeto como o Vida Nova nas Grotas, que revolucionou a periferia de Maceió, a maior redução nos índices da violência com os investimentos na área de segurança pública”, acrescentou.

Por fim, Renan lembrou que durante a campanha de 2014 uma nova forma de relacionamento foi implementada na relação política com a população de Alagoas, com o projeto “Queremos Ouvir Você”, tendo como objetivo ouvir a população, suas demandas e buscar soluções conjuntas para que sejam atendidas.

O presidente da Uveal, Fabiano Leão, avaliou de forma positiva o encontro, mesmo sendo um período de festas juninas. Fabiano destacou a liderança do senador Renan Calheiros junto à categoria, ressaltando que ‘os vereadores não só de Alagoas, mas de todo o País, contam com o senador em todos os momentos e em suas reivindicações, principalmente em todas as ocasiões em que esteve à frente da presidência do Senado’.

No encontro estiveram presentes ainda prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, lideranças comunitárias, o senador Fernando Collor, o deputado federal Maurício Quintella, o presidente da AMA, Hugo Wanderley, deputados estaduais, entre outros. Também prestigiaram o evento representantes de câmaras municipais dos estados de Sergipe e Pernambuco.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯