26 Janeiro 2022 - 04:00

TRE/AL esclarece: é falso que a biometria será exigida para votar na próxima eleição

Divulgação
A coleta biométrica dos eleitores brasileiros está suspensa desde 2020

O Núcleo de Combate à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esclarece ser falsa a informação que circula nas redes sociais afirmando que quem não tiver cadastrado a biometria até o dia 04 de maio não poderá votar nas próximas eleições. A coleta biométrica dos eleitores brasileiros está suspensa desde 2020 para prevenir o contágio pela Covid-19.

“O uso da identificação biométrica nas eleições deste ano, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno) ainda é objeto de estudos e análise da Justiça Eleitoral. Tudo depende da evolução da pandemia de Covid-19. As Resoluções aprovadas pelo Plenário do TSE foram elaboradas levando tudo isso em consideração e permitem a retirada dessa modalidade de identificação caso a situação se agrave”, explicou o presidente do Núcleo de Desinformação do TRE de Alagoas, desembargador eleitoral Maurício Breda.

O magistrado ressalta que as pessoas que fizeram seus alistamentos online, através da ferramenta Título Net, vão precisar apresentar apenas um documento oficial de identificação com foto na hora de votar.

“A Justiça Eleitoral convocará todos os eleitores que não fizeram a coleta da biometria e da foto para o cadastro no momento oportuno, quando observarmos uma acentuada diminuição dos casos de Covid-19 em todo o Brasil. Até lá, a coleta segue suspensa, bem como o atendimento presencial nos cartórios eleitorais e centrais de atendimento, devendo todos os serviços serem realizados online”, destacou Breda.

por TRE/AL

Comentários comentar agora ❯