18 Março 2018 - 17:36

Ministro deve esclarecer cronograma das obras de integração do São Francisco

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, é convidado a participar de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) nesta terça-feira (20), a partir das 14h30. Ele foi chamado para prestar esclarecimentos sobre o cronograma das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

A sugestão da audiência é da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que considera importante conhecer e avaliar as medidas tomadas pelo ministério para garantir o cumprimento do calendário de conclusão das obras do Eixo Norte 1 e do Ramal do Apodi, necessárias para a segurança hídrica da região, como ressaltou a senadora. O PISF foi apresentado ano passado à CDR pelo ministério.

Os integrantes da comissão querem esclarecimentos ainda sobre questões como: o montante orçamentário destinado pelo governo às obras, quando os benefícios chegarão à população do Rio Grande do Norte e da Paraíba, qual modelo de gestão hídrica será adotado e quais ações de revitalização serão tomadas na recuperação de nascentes e de matas ciliares provedoras de água para o Rio São Francisco.

Na opinião de Fátima, essas ações precisam melhorar os índices de saneamento básico registrados nos municípios da região, que hoje sofrem com impactos ambientais decorrentes do inadequado manejo de resíduos sólidos e tratamento de esgotos.

A reunião será na sala 9 da Ala Senador Alexandre Costa, Anexo 2 do Senado.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯